sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Martelado na nota

Um dos emails mais célebres divulgados até hoje é aquele em que Vieira mandou "dar cabo da nota" do árbitro Rui Costa, na sequência do jogo Porto - Benfica em 2014. A consequência dessa ordem foi a descida da nota de 3,5 para 2,0, o que, segundo o que se escreveu nos jornais, corresponde à maior descida de sempre. 

Nos emails de Paulo Gonçalves de 2010 não se joga ao "dar cabo da nota ao árbitro", mas há um desporto parecido e igualmente popular para as bandas da Luz: o "martelar a nota ao árbitro". 

O visado em questão foi o árbitro João Capela, que apitou, em finais de setembro de 2010, o jogo Marítimo - Benfica, que terminou com a vitória dos encarnados por 1-0. A arbitragem de João Capela não terá agradado ao Benfica, e, uma semana mais tarde, Paulo Gonçalves faz o seguinte comentário a João Gabriel:


Mais um que foi martelado na nota. Se reparerem, existe um ficheiro em anexo: trata-se do relatório do observador de árbitros sobre o trabalho de João Capela na Madeira. É um documento de 6 páginas, enviado pela Liga aos clubes que participaram no jogo.


Sendo um documento que não pode ser divulgado publicamente, mandaria o bom senso que não fosse partilhado com terceiros. No entanto, poucas horas depois, o que fez Paulo Gonçalves ao documento?


Enviou-o para José Manuel Delgado. De que serve martelar uma nota a um árbitro se o mundo não souber que tal martelanço existiu? Há mensagens que não podem deixar de ser passadas de forma bem clara...