segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Treinadores desorientados

Se há um campeonato em que o Sporting neste momento está bem à frente dos outros, é na qualidade do treinador.

Contrastando com a serenidade e competência que Leonardo Jardim vem demonstrando todas as semanas, vemos Paulo Fonseca e Jorge Jesus a darem sinais de um enorme stress.

Na última conferência de imprensa de lançamento do jogo com o Trofense, Paulo Fonseca foi questionado sobre a polémica da cuspidela de Josué. Ao dar a sua opinião, o treinador do Porto achou adequado falar do sucesso que Josué tem junto das miúdas.


Josué é casado e tem uma filha pequena que, segundo o próprio Paulo Fonseca (quando ainda era treinador do Paços), foram fundamentais para estabilizar um jogador que tinha tanto de talentoso como de conflituoso (ver aos 2m00s no vídeo abaixo).


Esperemos que a mulher de Josué tenha um elevado nível de auto-estima e de confiança no marido, para não se sentir melindrada nem começar a fazer a cabeça em água ao jogador do Porto. De qualquer forma, é mais um exemplo que mostra que Paulo Fonseca anda com a língua um bocado solta nas conferências de imprensa. Que não se prepara bem para perguntas mais incómodas já sabíamos. Resta saber se é falta de jeito ou se anda mais preocupado com outras coisas.

Aliás, se este Josué (que não acaba um jogo sem amarelo e que com um bocadinho de rigor já poderia ter sido expulso 2 vezes nesta época) é agora um jogador diferente, até tremo só de pensar como seria antes. Mas está aqui um ponto fraco que o Sporting pode explorar, se o adversário entra com jogadores instáveis para dentro do campo se calhar não é má ideia espicaçá-lo um pouco para ver no que dá.

Quanto a Jorge Jesus, no final do jogo com o Cinfães parecia andar à procura de alguns stewards ou polícias para dar umas palmadas. Afinal, havia muita tensão acumulada que precisava de descarregar. À falta de agentes da lei que se atravessassem no seu caminho, acabou por ter que se satisfazer com as costas de Harramiz (ver ao 1m28s).