domingo, 27 de outubro de 2013

Uma questão de rins

Estou desapontado com o resultado, mas não com a equipa. Ficando em desvantagem logo no princípio do jogo ao cometer um penalty tão claro quanto desnecessário, o Sporting colocou-se numa situação bastante adversa que poderia ter traçado de forma irreversível o rumo do jogo. No entanto, a equipa demonstrou uma atitude combativa e personalizada, típica de quem tem confiança nas suas capacidades, mesmo num ambiente adverso contra um adversário de grande valor.

Infelizmente, na primeira parte essa atitude não foi acompanhada do grau necessário de clarividência. Por diversas vezes os jogadores do Sporting procuraram rematar de meia distância quando existiam companheiros melhor colocados para dar sequência à jogada. A paciência na construção que tem caracterizado o jogo ofensivo do Sporting não se viu durante os primeiros 45 minutos.

Na segunda parte, o Sporting subiu de nível e chegou ao empate com toda a justiça. O Porto marcou imediatamente a seguir, o que poderia ter sido um golpe fatal para o moral dos jogadores do Sporting. No entanto, a equipa reagiu de forma positiva e voltou à procura do empate, que só não conseguiu por Helton teve um golpe de rins fantástico para uma finalização de Montero que lembrava o golo ao Benfica. Tivesse entrado, e sabe-se lá o que poderia ter acontecido. Acabou por ser o Porto a voltar a marcar e a história do jogou ficou definida.

Começa agora um grande desafio para Leonardo Jardim e para os jogadores. Ter o necessário golpe de rins que permita retirar as devidas lições desta derrota, e usá-las para regressar ainda mais forte no jogo contra o Marítimo. Também de derrotas se faz o crescimento de uma equipa, ainda para mais tão jovem quanto a do Sporting, pelo que o jogo com o Porto não é o fim de nada.

A equipa do Sporting foi hoje fiel consigo própria. Jogou para ganhar. Para a semana merece um estádio cheio, de adeptos também fiéis ao clube, que sabem reconhecer o excelente trabalho que está a ser feito. Entrar em cada jogo para ganhar, é o lema do Sporting 2013/14. Era tão verdade ontem como o é hoje. Vemo-nos em Alvalade no próximo Sábado.