segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Venha o diabo e escolha

Faltam 18 dias para ser nomeado o árbitro para o Porto - Sporting. A 8ª jornada está marcada para dia 27 de Outubro. Apesar de a data do Porto - Sporting ainda não estar oficializada, o jogo deve ser no Domingo porque o Porto joga na terça-feira anterior em casa contra o Zenit. Isto significa que o árbitro deverá ser conhecido no dia 25. Ou seja, daqui a 18 dias.

Num jogo desta importância, é natural que o nomeado seja um árbitro internacional. Existe também uma regra, que apesar de não estar escrita nos regulamentos, costuma ser seguida por quem decide a nomeação dos árbitros: um árbitro não deve ser nomeado para um jogo de um clube que tenha apitado nas 5 jornadas anteriores.


Quem são os árbitros internacionais?

Os árbitros internacionais que temos são: Pedro Proença, Carlos Xistra, Olegário Benquerença, Hugo Miguel, Jorge Sousa, Duarte Gomes, João Capela, Marco Ferreira e Artur Soares Dias.

Duarte Gomes apitou na 7ª jornada o Sporting - Setúbal. Pedro Proença esteve no Porto - Guimarães, na 6ª jornada. Carlos Xistra apitou o Sporting - Rio Ave na 5ª jornada. Olegário Benquerença arbitrou o Olhanense - Sporting na 4ª jornada. Hugo Miguel foi o árbitro do Sporting - Benfica na 3ª jornada. Estes árbitros estão portanto fora das opções.

Artur Soares Dias esteve no Académica - Sporting, na 2ª jornada e arbitrou a final da Supertaça entre o Porto e o Guimarães, pelo que é pouco provável que seja ele o nomeado.

João Capela já arbitrou o Setúbal - Porto na 1ª jornada e, acima de tudo, é o árbitro do "limpinho limpinho". Voltar a nomeá-lo para um jogo do Sporting seria uma provocação, principalmente tratando-se de um jogo desta importância, pelo que não acredito que Vítor Pereira cometa tal imprudência.

Sobram Jorge Sousa e Marco Ferreira. São duas opções estatisticamente aterradoras para o Sporting.


O histórico de Sporting e Porto com Marco Ferreira

Marco Ferreira é um árbitro jovem que teve uma ascensão meteórica até chegar a internacional. Desde que chegou à primeira categoria, tem no seu historial 10 jogos do Porto. 

          J  V  E  D  GM GS
Porto    10  9  1  0  27  3
Sporting  8  3  2  3  14 12

Dos jogos do Sporting, os que mais saltam à memória são a derrota por 1-3 em casa com o Benfica (o único jogo entre grandes que apitou na sua carreira), no ano passado, e acima de tudo a eliminação da Taça de Portugal, também no ano passado contra o Moreirense. O jogo estava empatado a 2 quando nos descontos da 2ª parte Marco Ferreira fez vista grossa a um penalty evidente sobre Van Wolfswinkel. O jogo foi a prolongamento e o Sporting perderia por 3-2.


O histórico de Sporting e Porto com Jorge Sousa

Jorge Sousa, antigo Super Dragão, é um árbitro mais experimentado, e é por isso que acho que vai ser o escolhido. Olhando para a história de Jorge Sousa, é curioso ver que começou a apitar jogos da primeira divisão no ano a seguir ao Sporting ter sido campeão pela última vez. Com tantos anos como árbitro do escalão principal, em que muitos dos quais o Sporting teve prestações desportivas bem melhores do que nos últimos dois anos, os resultados dos jogos em que Jorge Sousa arbitrou não são, à primeira vista, tão negativos: 

          J  V  E  D  GM GS
Porto    17 11  3  3  31 11
Sporting 28 17  3  8  49 31

No entanto, é curioso que nesses 28 jogos com o Sporting, Jorge Sousa tenha expulso 6 jogadores do Sporting e apenas 5 dos adversários.

Nos jogos arbitrados com o Porto, Jorge Sousa expulsou 2 jogadores do Porto e 6 dos adversários. 

Olhando mais em detalhe, 5 dos jogos em que arbitrou o Porto foram contra Benfica e Sporting, e aí o Porto ganhou 2 e empatou 3. 

As 3 derrotas do Porto foram contra:
  • Na penúltima jornada de 2003/04, em que o Porto já era matematicamente campeão; o Porto perdeu 1-0 com o Rio Ave, mas utilizou a segunda equipa pois iriam jogar poucos dias depois a 2ª mão das meias finais da Liga dos Campeões com o Corunha; nesse jogo, Jorge Sousa expulsou 2 jogadores do Rio Ave e 1 do Porto;
  • Em 2006/07, no ano em que o Sporting perde o campeonato para o Porto por 1 ponto (devido ao célebre golo com a mão de Ronny), Jorge Sousa apitou duas derrotas do Porto; a primeira em casa contra o Estrela, que ganhou por 1-0 com um golo aos 90 minutos; a segunda numa derrota fora com o Boavista por 2-1, em que Jorge Sousa assinalou um penalty discutível contra o Boavista, expulsando nesse lance o guarda-redes axadrezado; rezam também as crónicas que podia ter expulso Quaresma e Bruno Alves, mas foi mais benevolente para com esses jogadores.
Os dois jogos mais recentes do Sporting arbitrados por Jorge Sousa tiveram resultados diferentes: 3-2 fora com o Braga, com 3 golos de Van Wolfswinkel, e 0-2 fora com o Porto. No entanto, tiveram em comum o facto de o Sporting ter acabado com 10. E no jogo do Dragão, Jorge Sousa inventou 2 penalties inexistentes a favor do Porto, para além de ter amarelado praticamente toda a equipa do Sporting (que viu 9 jogadores levarem cartões).

Uma imagem tristemente comum nos jogos mais recentes do Sporting com Jorge Sousa


Nenhum dos dois cenários é agradável. Espero que Leonardo Jardim e a sua equipa técnica preparem muito bem o jogo também do ponto de vista psicológico. Os jogadores do Sporting precisarão de ter a cabeça muito fria e serem muito criteriosos nas faltas que vão cometer, porque não poderão esperar qualquer tipo de compreensão vinda da parte destes dois homens.