sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Bruno Prata, o destemido

Hoje apeteceu-me escrever um pequeno conto.

--- Bruno Prata, o destemido ---

Era uma vez um apresentador de programas desportivos chamado Manuel Fernandes Silva e um comentador chamado Bruno Prata. Juntos, faziam às terças-feiras um programa chamado "Grande Área".

Num frio dia de outono, no intervalo de um programa, os dois colegas falavam sobre os temas que iriam ser abordados na segunda parte.

MFS: Vamos começar a segunda parte a falar da morte do Mandela, ok?
BP: Então e quando falamos do Porto?
MFS: É logo a seguir. Primeiro lançamos o jogo de Madrid e depois falamos da vitória sobre o Braga. Depois falamos do Setúbal e do Couceiro. A seguir temos 20 minutos para falar do Sporting e acabamos com a pancadaria que houve no Brasil.
BP: Vais passar o vídeo da auditoria de gestão?
MFS: Sim, começamos o segmento do Sporting com isso.
BP: Viste o gajo a falar? Aquilo não é um presidente, é um chefe de claque.
MFS: Eheheh, pois é. É pá, já imaginaste como ficava o Bruno de Carvalho se ouvisse a chamarem-lhe uma coisa dessas? Ia ficar todo f***do! Bruno, podias ser gajo para repetir isso em direto! Isso é que era!
BP: Estás a desafiar-me, Manel?
MFS: Estou!
BP: Então está bem, vais ver se não digo!

--- FIM DO CONTO ---

Não sei se este diálogo terá acontecido na realidade. É muito provável que não. Mas gostaria de saber que conversa em off entre os dois terá provocado isto:

(desculpem a qualidade do som, que está muito baixo)

A piadola de Bruno Prata deve ter tido sucesso nos restantes elementos que estavam a fazer o programa, porque pouco depois achou pertinente complementá-la com esta tirada adicional:


Bruno Prata pode dizer aquilo que bem entender em off, e é livre de criticar o presidente do Sporting publicamente. Mas existem formas bem menos desrespeitosas de o fazer. Aliás, gostaria de saber se Bruno Prata teria coragem para criticar Pinto da Costa ou Luís Filipe Vieira num registo semelhante.

Bruno, pá, és gajo para dizer uma graçola do mesmo género sobre o Pinto da Costa no próximo programa? Isso é que era!

A imagem do momento em que MFS congratula Bruno Prata por ter superado o desafio