segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Explicação para a classificação do Record

O facto de o Record insistir em colocar o Benfica à frente do Sporting causa-me muita confusão. Não é que tenha grande importância. O que conta é saber quem está no poleiro no final da 30ª jornada, e mesmo aí o Record poderia fazer o que quisesse porque o que define 1ºs e 2ºs é o regulamento da Liga, que é perfeitamente claro e objetivo.

Não creio que seja uma manifestação de benfiquismo do jornal ou do seu diretor, nem uma deferência ao clube de quem o grupo Cofina é parceiro. Não deve haver um único benfiquista que aponte para a classificação do Record como certa, renegando todas as outras que estão publicadas na liga e noutros jornais.

Para um espírito analítico como o meu, o que me faz confusão é não conseguir compreender o critério que o Record usa.

A única explicação que consigo encontrar é do foro psicológico. Durante anos, o Record têm andado a pôr-se de bicos de pés para deixar de ser considerado como o 2º jornal desportivo do país. Por exemplo, no ano 2000, reclamavam a liderança nos jornais diários nacionais.


O facto de o jornal A Bola não ser auditado pela associação que o Record usa como fonte para invocar a liderança parece ser um pormenor sem grande importância.

Ou em 2005, quando fizeram um dos artigos mais aziados de que tenho memória, a atacar o jornal A Bola por teimar em não se sujeitar à auditoria da APCT.


A ladainha já é velha e não lhes tem servido de muito. Porque a verdade é que um potencial leitor do Record não sabe o que pode esperar deste jornal. O Record tem um historial errático, com mudanças de rumo demasiado frequentes, usando com frequência as capas para promover polémicas onde elas não existem, notícias falsas baseadas em fontes de credibilidade duvidosa (para não dizer totalmente inventadas), ou para bajular amigos de ocasião. No fundo, para dar sequência a uma agenda que pouco tem a ver com critérios jornalísticos relevantes.

Enquanto for assim, o Record nunca deixará de ser um 2º classificado. A classificação da liga é só mais um exemplo de como o Record consegue baralhar algo que é totalmente objetivo, que não pode ser alvo de debate porque obedece a regras claras e simples de entender. E se conseguem meter água numa coisa destas, como podemos confiar que dali sairá alguma coisa credível?

O motivo pelo qual o Record não consegue entender que, à 11ª jornada, o Sporting é 1º e o Benfica 2º, está umbilicalmente ligado ao motivo pelo qual não consegue compreender porque é que, no mundo dos jornais desportivos, e independentemente do número de exemplares que venda, este Record nunca chegará ao topo da classificação. Falta de critério jornalístico.


P.S.: quando terminei de escrever este post, reparei que João Querido Manha deu uma explicação patética sobre a forma como o Record apresenta a classificação, invocando a exceção do regulamento da liga (número 3 do Artigo 13º) que define a classificação entre a 1ª e a 29ª jornada.

O regulamento das competições define a classificação da seguinte forma:

Artigo 13.º
Desempate em caso de igualdade de pontos
1.Para estabelecimento da classificação geral dos clubes que, no final das competições a disputar por pontos, se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
a) número de pontos alcançados pelos clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
b) maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
c) maior número de golos marcados no estádio do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
d) maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos clubes nos jogos realizados em toda a competição;
e) maior número de vitórias em toda a competição;
f) maior número de golos marcados em toda a competição.
(...)

3. Para estabelecimento de classificação dos clubes em cada jornada serão aplicáveis, para efeitos de desempate, os critérios previstos nas alíneas d), e) e f) do anterior n.º 1.

Ora, nas alíneas d), e) e f) do nº 1, onde é que o Benfica supera o Sporting?