terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Adeus, Taça da Liga

Aquilo que inicialmente prometia ser uma competição interessante rapidamente se transformou num destroço graças ao pior que o futebol português tem para oferecer. 

A ideia inicial era boa: uma forma de preencher um calendário esvaziado pela redução de equipas das competições profissionais, com um formato inovador que procurava assegurar jogos competitivos até ao fim, e prémios monetários bem interessantes para a realidade portuguesa.

No entanto, não tardou muito para que caísse em descrédito pelos motivos do costume: péssimas arbitragens e dirigentes com agendas obscuras.

Primeiro, com o erro gravíssimo que entregou de bandeja a vitória na 2ª edição ao Benfica que rebatizou a competição de Taça Lucílio Baptista.

Depois, as sucessivas declarações de Pinto da Costa sobre o seu desinteresse na Taça da Liga acabaram por afugentar os patrocinadores e, com eles, os prémios chorudos -- tudo isto com o único objetivo de desconsiderar a competição, para que as vitórias que o Benfica entretanto acumulou não sejam contabilizadas na estéril discussão de qual o clube que tem mais títulos.

Ontem o Sporting veio dar a estocada final na Taça da Liga ao emitir um comunicado sobre os acontecimentos de sábado.



O comunicado do Sporting

O ultimato que o Sporting apresentou não será, como é óbvio, atendido pela Liga. Quem estará presente nas meias-finais será o Porto, pois num país em que a justiça desportiva não pode utilizar provas inequívocas de corrupção para penalizar clubes e dirigentes prevaricadores, muito menos será capaz de provar a verdadeira e evidente intenção do Porto ao atrasar o início do jogo com o Marítimo.

Os dirigentes do Sporting sabem disso. E tendo essa consciência, significa que estão a usar a Taça da Liga como sacrifício para tentar despertar consciências. Se o Sporting levar para a frente a ameaça -- e Bruno de Carvalho já demonstrou não é homem para fazer ameaças vãs -- não há empresa que volte a querer ver o seu nome associado à bagunça que a Taça da Liga se transformou. Se já era difícil, com esta declaração de intenções passará a ser impossível.

Confesso que ainda não sei muito bem o que pensar desta estratégia. Independentemente disso, não acho que faça sentido que o Sporting tenha misturado no comunicado os casos de arbitragem. Por outro lado, fico muito satisfeito por ver que tenho uma direção que se bate pelos interesses do Sporting com toda a determinação. E revejo-me totalmente nesta parte do comunicado:

"Releva-se, ainda, que o Sporting Clube de Portugal efectivamente não solicitou, nem ao Delegado da Liga, nem à Equipa de Arbitragem, que a 2.ª parte do jogo Penafiel-Sporting recomeçasse com atraso, para não cometer o ilícito disciplinar previsto no art. 116.º do Regulamento Disciplinar da LPFP, passível de aplicação de sanção. O Sporting Clube de Portugal pugna pelo cumprimento escrupuloso dos regulamentos não os incumprindo só porque os outros o fazem em total desrespeito para com as competições em que participam, o fair-play e honestidade que todos deve guiar."

É que, ao contrário do que vários comentadores têm dito, o Sporting não tem que ser anjinho ou deixar de o ser. O Sporting tem que cumprir sempre os regulamentos, por respeito ao desporto e aos adversários. Se os outros não fazem o mesmo, são atitudes que ficam com quem as toma.

Ganhar a qualquer custo? Nunca. Posso ter que esperar ainda mais, mas quando ganhar o sabor da vitória será redobrado.