terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Capas que não fizeram história, nº 0

A capa do Record que surpreendeu o mundo ao anunciar a possibilidade de Neto rumar ao Benfica, relegando para um canto de página a notícia sobre a 2ª bola de ouro de Ronaldo, não deixou ninguém indiferente.


São muitas as especulações, declarações prematuras e endeusamentos desproporcionados que povoam as capas dos jornais desportivos portugueses, mas raramente têm o condão de poderem ser ridicularizadas no próprio dia em que são publicadas, como esta que acabei de referir.

A maior parte dessas capas só ganharam o direito de serem ridicularizadas meses depois ou, às vezes, alguns anos mais tarde. Por isso parece-me da mais elementar justiça dar o devido crédito a essas capas, que caíram no esquecimento do público em geral sem serem alvo do reconhecimento que mereciam.

Estive a vasculhar a internet e já encontrei bastantes exemplares dignos de serem recordados. Vai ser uma viagem ao passado que pode tanto despertar memórias enternecedoras como desenterrar fantasmas que nos lixaram a cabeça durante muito tempo.

Declarações estúpidas, notícias bombásticas que afinal não continham nem um grama de explosivos, ou simplesmente criações artísticas de gosto altamente duvidoso. É isto que poderão esperar deste novo segmento. O 1º número sai daqui a uma hora.