segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Erros lamentáveis

Ontem, no jornal das 17h da TVI24, enquanto passavam imagens da conferência de imprensa de Leonardo Jardim do jogo com o Arouca, o som foi interrompido e substituído um outro registo sonoro que, infelicidade das infelicidades, era uma música pimba em que se cantava "mentiroso".


(obrigado pelo link, King_lion!)

O incidente foi confirmado mais tarde pela própria TVI24, que apresentou um pedido de desculpas através de Sousa Martins no programa Contragolpe.


Tudo isto faz lembrar um episódio semelhante na TSF, em que o símbolo do Sporting foi alvo de uma brincadeira de mau gosto.


Também aqui o pedido de desculpas foi feito de forma rápida, mas mais uma vez a explicação apontou para um erro lamentável.


Não vou ao ponto de achar que estes episódios foram um ataque da TVI ou da TSF à honra do Sporting. Certamente que terão mais coisas com que se preocupar, e os pedidos de desculpa foram suficientemente rápidos para que não duvide da sua sinceridade. Aliás, no caso caso concreto da TVI, até me parece o canal de televisão em sinal aberto ou por cabo que dá melhor tratamento ao Sporting. Bem melhor do que a SIC e a RTP, por exemplo.

Mas escusam de vir com a explicação de que se tratou de um erro. Não foi. Houve, em ambos os casos, uma ou mais pessoas que se sentiram à vontade para gozar descaradamente com o Sporting e, por inerência, com os seus sócios e adeptos. 

Seria mais adequado se, em vez de um pedido de desculpas, indicassem que os autores da brincadeira seriam alvo de um processo disciplinar. É que pedidos de desculpas não apagam o que foi feito, e só a indicação de que haverá uma punição dos indivíduos responsáveis dará algumas garantias que situações destas não voltarão a acontecer.