quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Foi revelado o mistério de Fernando

A questão da não renovação de contrato de Fernando era um tema que me fazia muita confusão. Não é normal o Porto continuar a utilizar jogadores que se recusam a renovar contrato.

Quem não dança ao ritmo da estrutura do Porto, normalmente é forçado a sair da pista. Por exemplo, foi o que aconteceu com Rolando quando recusou ser transferido para o QPR, ou com Atsu quando recusou renovar com o Porto. Ambos foram afastados do plantel principal.

No entanto, Fernando continuou a ser utilizado à entrada do seu último ano de contrato. Neste momento o jogador até já pode assinar com outro clube, mas as águas mantiveram-se estranhamente calmas.

Só hoje, ao ver a capa do jornal O Jogo, finalmente tudo passou a fazer sentido.


O empresário de Fernando chama-se António Araújo. O mesmo António Araújo que ficou célebre nas escutas do apito dourado por andar a pedir bilhetes para um jogo a Fernando Gomes (agora presidente da FPF) para três deusas queridas e meiguinhas. Foi daí que apareceu a alcunha do Fernando das faturas.

O mesmo António Araújo que servia de intermediário entre Pinto da Costa e deteminados árbitros, e que inclusivamente levou Augusto Duarte a casa do presidente do Porto na véspera de um jogo.

Quando foi formalmente acusado no caso apito dourado, as medidas de coação aplicadas a António Araújo foram:

  • Termo de identidade e residência
  • Caução de €100.000
  • Proibição de frequentar o Estádio do Dragão ou qualquer casa de alterne onde se pratique prostituição (estou a transcrever, esta conjugação de palavras não é da minha responsabilidade)
  • Proibição de se ausentar do país
  • Proibição de contactar Pinto da Costa, Augusto Duarte, Jacinto Paixão, José Chilrito, Manuel Quadrado, Pinto de Sousa, Francisco Costa
  • Proibição de contactar quaisquer outros árbitros de futebol, dirigentes do FC Porto e SAD do FC Porto, bem como mulheres que se dediquem à atividade de alterne e de prostituição


Apesar de tudo isto, é evidente que se trata de uma pessoa de bem, senão não teria sido ilibado em tribunal.

in publico.pt

A história de António Araújo, dono da agência de jogadores onSoccer International (que também representa Marcelo Boeck), está tão ligada ao Porto e a Pinto da Costa, que seria impossível que a renovação de Fernando não fosse o único desfecho possível.

Fica assim tudo explicadinho, menos um mistério por resolver.