sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Jornalista ou fala-barato? Está na altura de escolher

critiquei Luís Sobral pelo artigo que fez na sequência dos protestos de Bruno de Carvalho à arbitragem de Manuel Mota.

in maisfutebol.pt

Uma das coisas que o diretor do Maisfutebol escreveu foi:

"Quem pensa como adepto não sente sequer a necessidade de propor algo que ajude a melhorar o que critica. Os adeptos só querem duas coisas: ganhar ou, em caso de frustração, encontrar rapidmente um culpado para o desaire. Deve ser por isso que Bruno de Carvalho ainda não conseguiu tempo para apresentar um documento com ideias que ajudem a melhorar o futebol português."

Ao contrário do que eu próprio esperava, o Sporting e Bruno de Carvalho apresentaram mesmo um documento com ideias para ajudar a melhorar o futebol português. A lista das ideias foi tornada pública no Jornal Sporting no dia 2 de Janeiro.

Entrtanto passou-se mais de uma semana e ainda não vi no Maisfutebol qualquer referência a esse documento. Muito menos um comentário de Luís Sobral às ideias apresentadas. Suponho que esteja a refletir fortemente sobre o assunto. Registei, no entanto, que para produzir um texto para criticar Bruno de Carvalho após o jogo com o Nacional lhe tenha sido suficiente uma longa meditação de 2 horas.

Luís Sobral gosta de apregoar a sua postura de desvalorização dos erros de arbitragem e de outros podres do nosso futebol para não contribuir para o afastamento das pessoas dos estádios. Acho discutível, mas respeito.

Fica por isso o desafio para comentar as ideias do documento do Sporting.

Se não concordar com elas, porque não usar a sua sapiência para propôr as suas próprias ideias? Creio que não há qualquer restrição deontológica que impeça um jornalista de fazer uma contribuição ativa para melhorar o mundo em que está inserido. Num país em que os jornalistas desportivos poucas vezes fazem o seu trabalho com a isenção e o rigor a que estão eticamente obrigados, seria refrescante ver um deles usar a sua caneta para efetivamente procurar mudar as coisas para melhor.

Se concordar com as ideias propostas, ou parte delas, então que use o Maisfutebol para divulgá-las e ajudar a abrir um debate sério nas instituições que detêm o poder de decisão do futebol em Portugal.

Jornalista ou fala-barato? Está na altura de escolher.