quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Outra visão sobre Eusébio e o Panteão

Já escrevi que tenho a opinião que Eusébio merece a homenagem nacional de ter direito a repousar no Panteão. No entanto, sei que muitas pessoas não concordam, achando que se tratou acima de tudo uma personalidade ligada ao Benfica e, como tal, não suficientemente consensual para esta distinção.

O blog Reflexão Portista, que costumo seguir, publicou um texto em que se opõe à colocação dos restos mortais de Eusébio no Panteão. Usa argumentos perfeitamente válidos, nomeadamente a ausência de êxitos continuados da seleção numa altura em que havia uma base de jogadores suficientemente boa para ter estado em variadíssimas finais europeias de clubes, e também aponta com muita razão para o aproveitamento dos partidos políticos de toda esta situação.

Fica aqui o link para o artigo. Como já referi, é uma opinião diferente da minha, mas é um ponto de vista interessante e bem fundamentado que enriquece o debate sobre a questão. E é uma questão que deve ser debatida, e ser mais do que uma mera formalidade processual que começa e acaba numa votação unânime por parte do parlamento só porque os partidos políticos não querem ficar fora da carroça da popularidade de Eusébio e amealhar um punhado de votos à conta disso.