segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Sobre a arbitragem do Benfica - Porto

Contra mim falo, porque considerava Artur Soares Dias um bom árbitro. Mas depois do que vi ontem tenho que rever a minha opinião sobre ele.

Diz a imprensa que existiram erros para os dois lados. É uma afirmação muito redutora. 

Enquanto o jogo esteve em aberto, o árbitro errou quase sempre a favor do Porto. Logo no princípio do jogo, Jackson podia ter marcado num fora-de-jogo claro. E aquele penalty não assinalado por mão na bola de Mangala é absolutamente escandaloso.

Por acaso o Benfica marcou logo a seguir e o jogo acabou. E Artur Soares Dias apercebeu-se disso. Daí ter começado a procurar equilibrar os pratos da balança nos erros graves.

Lá tivemos o lance em que interrompe um ataque perigoso do Porto após falta de Matic sobre Quaresma. Danilo protesta e vê o primeiro amarelo. Depois há um penalty claro sobre Quaresma. E finalmente, o lance do segundo amarelo de Danilo -- acho que não há penalty mas também não foi simulação.

Antes do 2-0, mostrou 0 amarelos. Depois do 2-0, mostrou 8 amarelos e 1 vermelho. É certo que o jogo ficou mais tenso, mas existiram situações dignas de cartão antes do golo de Garay.

São demasiadas coincidências para poder acreditar que foi tudo acidental.