segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

A mentira tem a perna curta

A CM TV teve acesso às gravações das audiências do Conselho de Disciplina a Fernando, Antero Henrique, ao delegado da Liga do Porto - Marítimo e à responsável da Comissão de Instrução e Inquéritos da Liga (CII), no âmbito do caso do atraso da entrada em campo do Porto na última jornada da Taça da Liga.

Resumindo de forma rápida o que se passou:

  • Fernando afirmou que se lesionou no joelho direito durante o aquecimento, tendo sido avaliado pelos médicos durante um período entre cinco a dez minutos após o aquecimento.
  • Antero Henrique confirmou que quando o aquecimento terminou faltavam entre quinze a dezoito minutos para o começo do jogo.
  • O CII concluiu, perante estes números, que o atraso do Porto nada teve a ver com a lesão de Fernando.
  • A presidente do CII afirmou que é de senso comum considerar que o atraso de uma equipa numa situação deste tipo dá-lhe uma vantagem competitiva em relação ao seu adversário; o legislador mostra ter consciência disso pois considera esse atraso uma infração grave, passível de causar a derrota do clube infrator; o facto de o atraso ter sido de "apenas" 3 minutos é irrelevante pois é possível dar a volta a um jogo em menos tempo que isso, como foi um excelente exemplo a final da Liga dos Campeões entre o Manchester United e o Bayern.

Podem ver a peça da CM TV aqui. Demora cerca de 8 minutos. Peço desculpa pela qualidade do som, pois gravei-a com o telemóvel, mas acho que vale a pena ver e ouvir pois é bastante esclarecedora.