sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Ontem fui do Porto desde pequenino

Fiquei muito satisfeito com o resultado do Porto ontem. Genuinamente satisfeito. 

Relaxem, não fui tomado por qualquer sentimento patriota que leva muitos a torcer por todos os portugueses em prova. Se fosse esse o critério, seria obrigado a torcer pelo Valência, a equipa em prova com mais habituais titulares portugueses. Nem tão pouco foi pelos pontos que o Porto poderá amealhar para o ranking de países da UEFA. 

Torci pelo apuramento do Porto porque assim seguir-se-ão dois jogos muito exigentes contra o Nápoles, que irão puxar ainda mais pelo físico de jogadores chave que já andam bastante desgastados, como Danilo, Alex Sandro, Fernando e mesmo Jackson. Tirando o duo do meio-campo que joga à frente (ou ao lado) de Fernando, e do companheiro de Mangala no centro da defesa, têm sido sempre os mesmos a alinharem de início, seja no campeonato, Taça de Portugal, Taça da Liga ou nas competições europeias. 

O calendário do Porto em Março é o seguinte:

Fonte: zerozero.pt

Será um mês com jogos consecutivos ao fim-de-semana e a meio da semana em que o Porto não poderá poupar ninguém, com a agravante de, ao jogar para a Liga Europa, ter um tempo muito reduzido de descanso para o jogo seguinte no campeonato. Só há um buraco no calendário sem jogos, entre 2 e 9 de Março, porque irão haver jogos das seleções. Jackson lá terá que fazer mais um passeio transatlântico para jogar no dia 5 contra a Tunísia.

Mas não foi só por isso que fiquei satisfeito pelo apuramento do Porto. Para além do desgaste, há também o importante bónus de Paulo Fonseca ganhar algum tempo para respirar. Pelo menos até domingo.

Em relação ao Benfica o apuramento foi mais que natural. Jesus fez contra o PAOK uma rotação inteligente nas posições dos jogadores mais utilizados do meio-campo e ataque, mas duvido que faça o mesmo contra o Tottenham. Não só Jesus já mudou o discurso em relação aos objetivos da Liga Europa (já fala na final) e não acredito que não caia na tentação de meter a carne toda no assador. Não só vai jogar num grande palco (e todos sabemos como Jesus anseia por grandes palcos), como o nível do adversário exigirá o melhor que o Benfica pode apresentar.

No dia 13 descobriremos se o campeonato é realmente a primeira prioridade do Benfica ou se, como no ano passado, o objetivo será mesmo ganhar tudo. Tenho a sensação que daqui para a frente, Jesus só poupará na Taça da Liga. Nos outros jogos, tirando uma ou outra mudança pontual, serão sempre os mesmos a jogar. Espero que com o mesmo resultado final dos anos anteriores.