sexta-feira, 21 de março de 2014

A opinião idónea de José Leirós

Na quarta-feira fiz um post sobre o cartão amarelo mostrado a Abdoulaye na sequência de uma falta sobre Mané, que seguia isolado. Na minha opinião o cartão a mostrar seria claramente o vermelho, pelos motivos que na altura expliquei. No entanto, achei interessante a opinião de José Leirós, que considerou que nem sequer cartão amarelo devia ter sido mostrado.

Isso fez-me lembrar de uma outra situação, no Gil Vicente - Sporting, quando Adrien foi carregado de forma bárbara por um adversário. O árbitro marcou falta mas nem sequer amarelo mostrou. Eis o que o Tribunal O Jogo teve a dizer sobre o assunto, pedindo a vossa atenção para a opinião de José Leirós em particular:


Podem rever aqui a falta sobre Adrien:


Eu sei que nunca fui árbitro e que percebo pouco disto, mas na minha modesta opinião trata-se de uma entrada violenta que coloca em causa a integridade física do jogador, e como tal devia ter sido mostrado um cartão vermelho. Espanta-me que os três ex-árbitros, principalmente Jorge Coroado (que tinha um particular apreço por expulsar jogadores), tenham uma visão tão ligeira sobre uma entrada de pitons à canela de um jogador.

Mas Leirós consegue ir ainda mais longe, achando que nem sequer valia a pena interromper o lance.

Neste mesmo jogo, o árbitro ainda perdoaria uma cartão vermelho de um jogador do Gil Vicente por cotovelada na cara de André Martins. O Jogo não achou a agressão suficientemente relevante para pedir a opinião do seu tribunal sobre esse lance.

O árbitro deste jogo foi Jorge Sousa, que apitará amanhã o Marítimo - Sporting. Espero que não esteja aberta a época de caça às canelas dos leões.