domingo, 30 de março de 2014

Deixem marcar o Montero

Comecemos por algo que já ultrapassou os limites do razoável. A confiança de um ponta-de-lança alimenta-se de golos. Montero não marca desde o jogo em Barcelos. Nos jogos seguintes não marcou, mas fez bons jogos, contribuindo de outras formas para o sucesso da equipa. Gradualmente a sua influência foi diminuindo, e com os golos que Slimani foi conseguindo, acabaria por ser relegado para o banco.

Contra o Olhanense, Montero marcou um golo perfeitamente legal, mas o fiscal-de-linha viu um fora-de-jogo que mais ninguém viu. Hoje aconteceu o mesmo. Em ambos os jogos o Sporting ganhou por 1-0, mas aquilo que poderiam ter sido vitórias tranquilas acabaram por se transformar em jogos de grande aflição para todos nós.

O problema de Montero é que os nossos adversários criaram uma narrativa de tal forma repetida até à exaustão, que os fiscais-de-linha se sentem quase obrigados a levantar a bandeirola em caso de dúvida, ou mesmo em casos em que não é suposto haver qualquer dúvida. É esta também uma luta que o Sporting tem que ter fora das 4 linhas. Quem nos representa tem que desmascarar no momento as mentiras que são ditas. Têm que ir preparados, saber que erros existiram ou não, desarmar as narrativas logo à nascença. Ainda na semana passada houve um paineleiro que falou em 5 golos de Montero em fora-de-jogo. Qualquer dia chegarão à conclusão que o Sporting ainda não marcou qualquer golo legal.

Mudo agora a agulha para Slimani: é inadmissível o que fez hoje. Se já é mau ter-se atirado para o chão no início do jogo em vez de tentar tirar o melhor proveito possível da jogada, é uma total irresponsabilidade fazê-lo uma segunda vez, arriscando pôr a equipa a jogar com menos um durante largos minutos. O próprio pareceu ter-se apercebido de imediato da asneira, pois levantou-se de imediato para correr atrás da bola, mas o mal estava feito. Tivemos sorte nesse erro do árbitro.

De resto, foi uma vitória justíssima. Na primeira parte só existiu uma equipa. O Sporting entrou fortíssimo no jogo, e criou grandes oportunidades bem cedo. Primeiro por Slimani, após um lançamento longo de William, que terminou na simulação do argelino, após perder demasiado tempo a controlar a bola. Depois num remate de Jefferson que Douglas defendeu para a frente, para uma zona onde infelizmente não estava nenhum jogador do Sporting para fazer a recarga.

O Guimarães conseguiu equilibrar o jogo no resto da primeira parte, mas foi sempre o Sporting a conseguir criar as melhores ocasiões, graças principalmente às arrancadas de Mané.

Ao intervalo, Leonardo Jardim lançou Montero, retirando o inconsequente Heldon. A segunda parte começou com o golo que daria a vitória ao Sporting. Cruzamento de Jefferson da direita, a bola bate nas costas de um jogador do Guimarães, indo na direção de Rojo, que rematou à meia-volta sem pedir licença a ninguém. O remate volta a ressaltar num defesa do Guimarães e acaba por entrar na baliza. Um golo feliz que, no entanto, só pecou por tardio.


Foto: Record

Imediatamente a seguir, Rojo resolve pessimamente um lance na área, que daria a primeira grande ocasião de perigo do Guimarães, que acabaria por ser resolvida por Maurício. Rojo esteve bem no resto do jogo, tendo conseguido alguns desarmes fundamentais, um dos quais seria transformado incompreensivelmente em falta à entrada da área e em cartão amarelo pelo árbitro.

Até aos 65 minutos o Sporting teve várias oportunidades, entre as quais esteve o golo anulado a Montero, a cruzamento de Jefferson. Pouco depois, Mané fez um grande centro da direita, Slimani amortece ao 2º poste de cabeça para Capel, que se estica para finalizar mas acaba por esbarrar com Douglas, que se lançou corajosamente à bola.

A partir daí a iniciativa de jogo coube principalmente aos visitantes, que dispuseram de boas ocasiões para marcar, algumas das quais me causaram enormes calafrios na espinha. O Sporting também poderia ter resolvido o jogo em alguns lances de contra-ataque, que acabaram invariavelmente perdidos por más decisões tomadas por quem conduzia a bola.

Mas a verdade é que a vitória é justíssima e assenta bem ao Sporting, que acumula mais três importantes pontos na luta pelo 2º lugar. Gostei principalmente das exibições de Rojo, Mané, e Jefferson. William voltou a mostrar momentos de enorme classe, mas pareceu-me algo hesitante em intervir defensivamente em algumas situações que lhe cabiam a si resolver.

Podemos agora ficar confortavelmente à espera do jogo do Porto de amanhã, sabendo que transpusemos um difícil adversário, que vendeu caríssimas as derrotas na Luz e no Dragão, também por 1-0. E já só faltam cinco jogos.


Foto: Record

P.S.: Iniciativa muito interessante a de se colocarem os nomes de adeptos nas camisolas dos jogadores. Se passar a ser uma tradição anual, pode vir a dar campanhas de marketing altamente concorridas. Quem não quereria ter o seu nome estampado nas costas de jogadores destes?