terça-feira, 25 de março de 2014

Momento trampião do dia


Nos últimos meses temos sido testemunhas do advento de um novo fenómeno no futebol português que há um ano seria impossível de imaginar: um movimento que se caracteriza pela harmonia entre portistas e benfiquistas contra ameaças externas à bipolarização, que foi batizado de trampião.

Ao contrário do que possam pensar, a palavra não é um anglicismo aportuguesado da palavra tramp, que pode significar vagabundo ou pessoa sexualmente promíscua. Trampião resulta simplesmente da contração dos substantivos tripeiro e lampião.

O trampionismo está a atravessar uma fase de enorme pujança. Por exemplo, todas as semanas temos sido brindados por momentos de comunhão intelectual entre Guilherme Aguiar e Gomes da Silva, que muitos de nós julgaríamos serem figuras incompatíveis até há pouco tempo atrás.

Hoje tivemos direito a mais um momento trampião:

in record.pt

Não sei o que me faz mais confusão nesta notícia. Se a palavra acordo, se a palavra cavalheiros. Parece-me um enorme contrassenso aplicar ambos os termos numa frase que envolve Benfica e Porto em simultâneo, mas o que é facto é que ambos os clubes chegaram a um entendimento para reduzirem o número de adeptos que cada um leva ao estádio do adversário.

Preocupação ambiental em reduzir a pegada ecológica? Ou simplesmente não querem encontrar motivos para se zangarem numa altura destas? Estou mais inclinado para a segunda hipótese. Seria uma pena que acontecesse algo que condenasse o trampionismo à nascença.