sexta-feira, 21 de março de 2014

O meu onze para os Barreiros

A vitória sobre o Porto foi certamente um marco muito importante no processo de amadurecimento da equipa e dos jovens jogadores que a integram, mas não há espaço para qualquer tipo de descompressão. Amanhã o Sporting tem uma deslocação extremamente complicada ao terreno do Marítimo, que é a equipa que menos pontos perdeu em casa, a seguir aos grandes, e onde Benfica e Porto saíram derrotados.


Quem joga ao lado de Rojo?

Na minha opinião, a excelente exibição de Dier contra o Porto devia ser premiada com a aposta no inglês para o onze titular. Maurício está disponível após cumprir um jogo de castigo, tem tido bons desempenhos, mas talvez seja de aproveitar o bom momento de Dier (que já tinha estado bem contra o Rio Ave) para o lançar a titular, também já pensando um pouco na próxima época.


O substituto de André Martins

Há uma certeza em relação à equipa de amanhã: André Martins não poderá jogar. Os jornais falam em Gerson Magrão como o jogador que o substituirá no onze, mas espero que Leonardo Jardim não opte pelo brasileiro. Não só não tem acrescentado nada de relevante à equipa, como principalmente obrigaria Adrien a deslocar-se para fora da posição onde tem tido um papel fundamental para o equilíbrio da equipa. E neste jogo, a pressão no meio-campo será fulcral para não permitir ao Marítimo abusar dos lançamentos para as costas da defesa do Sporting, de forma a aproveitar a velocidade dos seus avançados.

Jardim convocou Shikabala, mas parece-me pouco expectável que aposte no egípcio já como titular. Vítor também está convocado mas parece ser a hipótese menos provável para jogar amanhã.

Existe também a possibilidade de se utilizar Carlos Mané no meio, que já demonstrou saber ocupar com competência essa posição. Na minha opinião, Mané será mesmo a melhor opção para amanhã, e poderá ser importante para que o Sporting explore com eficácia as debilidades do setor mais fraco do Marítimo, que é a sua defesa.


Os extremos

Talvez fosse bom aproveitar Heldon, que conhece muito bem aquele estádio, para o jogo de amanhã. No entanto, como Capel esteve bem contra o Porto e assumindo que Mané jogará no meio, talvez seja mais prudente do ponto de vista defensivo utilizar Wilson na direita.


Ponta-de-lança

Slimani, pois claro. Quem marca golos decisivos consecutivamente nos últimos quatro jogos tem sempre que jogar.