segunda-feira, 31 de março de 2014

Um bom domingo

A derrota do #FCPorto e o que representa para a luta pelo 2º lugar                                                             

O facto de o Porto ter perdido novamente na Madeira colocou o Sporting numa posição extremamente favorável para assegurar o 2º lugar.

No entanto, não podemos pensar que a Liga dos Campeões já está garantida. Acidentes podem sempre acontecer, apesar de não poder esconder que estou muito otimista: não só o Sporting parece continuar a jogar de forma altamente empenhada, como acima de tudo o Porto continua a parecer uma equipa pouco consistente para conseguir recuperar o atraso pontual nas poucas jornadas que restam.

É certo que vinham dando sinais positivos, mas na minha opinião os "feitos" alcançados pelo Porto de Luís Castro estavam a ser claramente sobrevalorizados. A qualificação na Liga Europa à custa do Nápoles teve tanto de mérito como de uma sorte inacreditável, tantas foram as oportunidades de golo claro desperdiçadas pelos italianos, e também não consegui ver motivos para tantos elogios vindos dos mais variados quadrantes após a vitória da passada quarta-feira sobre o Benfica (conforme tive oportunidade de escrever aqui).

Para além disso, continuam a haver sinais de alguma desorientação. Depois das tristes cenas protagonizadas por Quaresma no final do Guimarães - Porto, o jogador voltou a estar no centro de uma enorme confusão no final do jogo de ontem. 


Será incompreensível se Quaresma não for castigado após estas inenarráveis cenas. Confesso que não consigo perceber estas atitudes num jogador que já tem 30 anos e que, tendo chegado a meio da época, não pode estar a sentir assim tanto a pressão dos insucessos da equipa. São demasiados casos, pois para além destes que referi, também temos que nos lembrar de algumas faltas duríssimas que Quaresma tem cometido sobre adversários e que só por acaso (ou não) não lhe valeram qualquer expulsão até hoje.

Ao Sporting e aos seus jogadores e equipa técnica compete continuar a seguir a estratégia definida deste o princípio da época: não olhar nem para cima nem para baixo na classificação, continuando a seguir a lógica de pensar um jogo de cada vez. Se tem resultado até aqui, temos todos os motivos para acreditar que continuará a funcionar nos cinco jogos que faltam.