terça-feira, 1 de abril de 2014

A verdade do futebol português no Game of Thrones

                                                                                                                                               
Esta semana, os fãs do programa Game of Thrones poderão finalmente assistir à estreia da 4ª temporada da série. Eu sou um dos muitos que aguarda ansiosamente por essa estreia há meses, com a particularidade de já ter lido todos os livros da saga idealizada por George R. R. Martin, pelo que até já sei aquilo que vai acontecer.

De qualquer forma, é com grande prazer que poderei ver ao vivo e a cores muitas das coisas que imaginei ao longo das incontáveis horas passadas a folhear as milhares de páginas dos cinco volumes que o autor publicou até hoje.

O que mais me prende nos livros de George R. R. Martin é o mundo complexo e intrincado que o autor construiu, que gira à volta de várias famílias nobres que disputam o poder no continente de Westeros. Apesar de o mundo incluir elementos de fantasia como dragões, magia, ou mortos-vivos, trata-se claramente de material para adultos, pois é um exercício incrível de implacáveis intrigas políticas, guerras sangrentas, alianças e traições, populado por um vasto número de personagens fascinantes e cenários monumentais, cheio de reviravoltas inesperadas capazes de surpreender o leitor mais desconfiado.

Uma das coisas mais interessantes sobre o Game of Thrones é que é extremamente fácil fazer uma transposição das complexidades do seu universo para o futebol português. Até diria que George R. R. Martin se teria inspirado no futebol português para retratar a degradante e lamacenta história de luta de poder que se passa em Westeros, não fosse o primeiro livro ter começado a ser escrito em 1991 e publicado em 1996. 

Assim sendo, só posso concluir que George R. R. Martin é um vidente que conseguiu antecipadamente retratar de uma forma rigorosa o estado e equilíbrio de poder do futebol português do século XXI. A única coisa em que se baralhou completamente foi nos símbolos que representam as principais famílias da saga.

Vou dividir esta série de posts em cinco capítulos:

Capítulo I - A casa Stark (símbolo: Lobo)
Capítulo II - A casa Lannister (símbolo: Leão)
Capítulo III - A casa Baratheon (símbolo: Veado)
Capítulo IV - A casa Targaryen (símbolo: Dragão)

Duvido que estes posts tenham qualquer interesse para quem não se interessa pela série ou pelos livros. Para quem não leu os livros nem viu a série, mas que planeia fazê-lo em breve, peço que não leia estes posts, pois vou fazer referência a eventos importantes que se passaram até ao momento atual da série de televisão. Quem já acompanha o programa de televisão, pode ler sem problemas o que vou escrever, pois não vou revelar nada do que se passará na 4ª temporada ou mais para diante.

O primeiro capítulo será publicado dentro de uma hora.