quarta-feira, 23 de abril de 2014

Lost in translation

O interesse do Zenit em Eric Dier                                                                                                          
Ontem, o jornal russo Izvestia noticiou o interesse do Zenit em contratar Eric Dier. É sabido que grande parte do trabalho diário dos nossos jornalistas desportivos é a retransmissão de todo o tipo de rumores, mesmo os mais descabidos, pelo que não espantou que pouco depois os sites de A Bola, Record, O Jogo, e Rádio Renascença tenham dado eco à notícia vinda de leste.

As notícias dos quatro sites continham mais ou menos os mesmos pormenores, o que leva a crer que todos se basearam no conteúdo divulgado pelo jornal russo para construir os seus textos: falam todos no facto de o reforço da defesa ser uma prioridade do Zenit, que Dier agrada pela polivalência e pela presumível facilidade de se adaptar aos métodos de Villas-Boas, e em que o valor do negócio se poderá fazer por €4,5M.

É óbvio para todos que isto não passa de um rumor sem qualquer fundamento. Ninguém acredita que o Zenit pense em Dier para atacar a Liga dos Campeões (o inglês tem muito potencial mas ainda não está nesse nível), nem me parece que o Sporting o deixasse sair por €4,5M. É mais uma as infindáveis "notícias" sobre hipotéticos interesses que acabam por se esfumar com o tempo.

No entanto, o Record ainda adocicou um pouco a notícia com uma razão adicional para o interesse do Zénit (no último parágrafo, a amarelo):


Segundo o Record, o interesse do Zenit em Dier deve-se também ao facto de André Villas-Boas ter visto o central em ação quando treinava equipas portuguesas.

Ora, AVB treinou apenas dois anos em Portugal -- em 2009/10 na Académica, e em 2010/11 no Porto.


Isto significa que o viu em ação quando estava nas reservas do Everton ou nos juvenis do Sporting. Faz todo o sentido... até já estou a imaginar Villas-Boas, na véspera da final da Liga Europa, a pedir ao comandante do avião que faria o percurso Porto - Dublin, para fazer um desvio por Liverpool, para poder ver Dier a fazer um jogo nas reservas do Everton.

Sim senhor, isto é jornalismo do bom. De A Bola, O Jogo, RR, mas com distinção para o Record pelo delicioso pormenor que acrescentaram a uma história que já tresandava a falso.

Sim, eu sei que provavelmente terá sido somente um erro na tradução de russo para português, e erros todos estamos sujeitos a cometer. Tudo natural, e estou a escrever isto em tom de brincadeira. Mas agora mais a sério: será que há necessidade de darem importância a rumores sem qualquer tipo de confirmação de uma fonte credível? Já ninguém acredita nestas coisas, mesmo... por que não se limitam a dar notícias com confirmações de fontes em quem confiem? Seria um bom passo para jornais e rádios tentarem recuperar um pouco da sua própria credibilidade.

Por exemplo, honra seja feita ao Maisfutebol: raramente dão corda a notícias deste tipo. Quando falam na possibilidade de haver uma transferência, eu fico atento ao que eles têm para dizer.

P.S.: as minhas desculpas pelo plágio a @baavin, que foi quem se apercebeu do erro nesta frase do Record.