terça-feira, 29 de abril de 2014

O futuro de Candeias

O que levou o Benfica a contratá-lo?                                                                                         
Parece que o Benfica contratou Candeias a custo zero. Confesso que é uma contratação que não compreendo do ponto de vista desportivo. O Benfica tem opções de altíssimo nível para aquelas posições (Gaitan, Markovic, Sálvio, Sulejmani, Ivan Cavaleiro), jogadores sob contrato a rodar noutras paragens (Pizzi, Ola John, Urreta), e ainda uma série de jovens promessas que precisam de oportunidades para se afirmar.

É certo que poderão ser vendidos alguns jogadores, mas alguém acredita que o Benfica, campeão nacional, que apostará mais uma vez forte na Liga dos Campeões, verá em Candeias a solução para cobrir eventuais saídas? E a contratação do jogador não pode ser encarada como uma aposta de futuro, pois já tem 26 anos.

Mais incompreensível fica quando vemos Vieira a falar num Benfica made in Benfica, e nas promessas feitas em como os jovens da formação terão oportunidade para demonstrar a sua qualidade na equipa principal. 

Cá para mim é outro que será emprestado. Do ponto de vista financeiro acabará por ser uma jogada de baixo risco. Os custos da contratação limitam-se ao prémio de assinatura, e os salários provavelmente serão suportados quase na totalidade pelo clube que o receber.

Assim, parece-me que para o ano veremos Candeias de volta ao Nacional, onde poderá continuar a exibir o bom nível desta época, suficiente para causar dissabores contra os grandes numa tarde ou noite inspirada. Quem sabe se não voltará a retirar pontos ao Porto (a quem marcou na vitória por 2-1) e ao Sporting? 

Mas não pensem que se trata de uma contratação irrefletida. Pelo contrário, parece-me que faz parte de uma estratégia bem definida. É que contra o Benfica nunca mais o veremos jogar. Vieira já deve ter percebido que dá jeito ter pelo menos um Miguel Rosa no maior número possível de equipas da I Liga.