terça-feira, 29 de abril de 2014

O melhor jogador da Liga

                                                                                                                              
Com o campeonato decidido e a chegar ao fim, é normal que se comecem a fazer todo o tipo de balanços: as revelações, as desilusões, e quem foram os melhores jogadores da Liga.

Inspirados pelo indiscutível domínio encarnado nesta segunda metade do campeonato, muitos comentadores não resistirão a nomear um jogador benfiquista como o melhor do campeonato. São várias as figuras que serão mencionadas nestas conversas, como Enzo, Gaitan, Rodrigo, Luisão, Garay, ou Lima. Mas destes, o nome mais vezes mencionado será provavelmente o de Enzo.

Um desses comentadores é Luís Sobral, para quem Enzo foi o melhor jogador da Liga. O diretor do Maisfutebol argumenta da seguinte forma a favor do médio argentino:


Antes de começar a dar a minha opinião, sou obrigado a dizer que não vi muitos jogos completos de Enzo Pérez ao longo do ano. No entanto, o que vi foi suficiente para me convencer da importância que Enzo tem na equipa e, obviamente, da sua grande qualidade. 

Luís Sobral, que deve ter visto todos os jogos de Enzo e de William, acha que Enzo é o melhor jogador da Liga porque:
  • Enche o campo
  • Passa uma energia incrível
  • É um jogador empenhado
  • Tem rigor tático
  • Nunca esquece a equipa
  • É o jogador de maior importância no Benfica, tanto quanto o William o é no Sporting (apesar de o Benfica ter um plantel bem mais recheado)

Não concordo de todo com a afirmação de que Enzo tenha tanta importância no Benfica como William Carvalho tem no Sporting. O plantel do Benfica é suficientemente vasto em quantidade para apresentar várias alternativas de qualidade para o papel que o argentino tem em campo. Já vimos Enzo ficar de fora em bastantes jogos europeus para perceber que a máquina que Jesus montou está menos dependente de qualquer jogador do que as outras equipas portuguesas. Aliás, se tivesse que apontar jogadores imprescindíveis no Benfica, referiria primeiro Garay e Luisão.

De resto respeito a opinião do jornalista, admito que os argumentos utilizados são relevantes, mas penso que a ideia essencial que na realidade acaba por levar Luís Sobral (e muitos outros) a elegerem Enzo como o melhor da Liga é outra: "Enzo Pérez herdou quase tudo de Matic".

Num ano em que o Benfica se arrisca a vencer todas as competições que disputa e foi a melhor equipa em Portugal, a tentação para os jornalistas atribuírem todos os prémios individuais a jogadores encarnados parece irresistível. 

Os americanos é que têm a tendência de nomear como MVP's da temporada o melhor jogador da equipa vencedora. Por cá não é assim. Por exemplo, ainda no ano passado a nossa comunicação social foi quase unânime ao considerar Matic como o jogador do ano, apesar de o sérvio não ter conquistado qualquer título. Portanto, creio que não se deve entregar a Enzo o estatuto de melhor jogador da Liga apenas e só porque o Benfica se sagrou campeão. E muito menos por ser o herdeiro natural de Matic.

Enzo teve sempre um desempenho elevado, mas não nos podemos esquecer que jogou no meio-campo de Matic durante metade da época. Só depois da saída do sérvio é que Enzo passou a ser a figura principal do meio-campo do Benfica.

A generalidade dos opinion makers da nossa praça andam a esquecer-se de dois fatores essenciais: a Liga é uma competição que tem 30 jornadas, e o prémio de melhor jogador não é um prémio coletivo.

Na minha opinião, William Carvalho foi o melhor jogador da Liga 2013/14, pois fez mais do que qualquer outro jogador para o merecer. Ficam aqui quatro pontos a favor da escolha de William.

1. O desempenho individual: Apesar de ser um desconhecido (pelo menos para mim), William desde cedo revelou que tinha muito para dar ao Sporting. Por exemplo, logo na primeira jornada, contra o Arouca, ficou na retina um excelente lançamento em profundidade para Wilson Eduardo, que cruzaria para Montero fazer o 2-1. 


Progressivamente fomos percebendo a grandeza de William Carvalho. Defensivamente pode não ser o jogador mais agressivo (refiro-me a agressividade no bom sentido), mas compensa com o seu físico e sentido de posicionamento. Trava inúmeros ataques dos adversários, protege a bola como ninguém e sabe soltá-la imediatamente com critério. Classe pura. Para além disso, a confiança que foi adquirindo refletiu-se progressivamente em cada vez mais iniciativas de transporte de bola para o ataque. Quem quiser ver uma galeria com alguns dos seus melhores momentos, pode dirigir-se AQUI. William foi isto durante uma época inteira. 


2. Regularidade na preponderância: William foi importantíssimo do princípio ao fim da temporada. Não foi preciso muito tempo para se perceber que seria a figura principal do meio-campo do Sporting, mesmo considerando a excelente época de Adrien Silva. Só não teve mais visibilidade no princípio do campeonato devido ao extraordinário desempenho de Fredy Montero.

William foi grande desde a 1ª jornada, sem pausas. Rendimento constante e de alto nível. Só ficou de fora, por castigo, no jogo da Luz -- e sabemos como correu. Nem tudo se explica pela ausência do jogador (a falta de uma alternativa com um perfil semelhante foi decisiva, tal como o valor do adversário), mas é evidente para todos que com William, a história do jogo não teria sido a mesma.


3. O prémio de jogador do mês há-de significar alguma coisa: William foi o jogador do mês em 3 das 5 votações realizadas pela Liga. Noutra ocasião foi considerado o 2º melhor jogador.


Relembro que apesar de o público poder participar na votação, apenas contribui para 30% do resultado. 50% da ponderação vem dos votos dos treinadores da I Liga, e os restantes 20% vem dos votos do Sindicato de Jogadores.


4. As pontuações das exibições que a comunicação social vai atribuindo semanalmente aos jogadores há-de significar alguma coisa:

Classificação do Record

Classificação do Maisfutebol

Classificação de A Bola

Não consegui ter acesso às pontuações de O Jogo. Se alguém me fornecer essa classificação, hei-de a colocar aqui.

É claro que estas classificações não definem por si o melhor jogador, mas sim o mais regular (favorecendo os jogadores mais utilizados). Mas até aqui William surge sempre na linha da frente, não só na pontuação absoluta como na média de pontos por jogo, o que é um indicador indiscutível da enorme época que está a fazer.