sexta-feira, 11 de abril de 2014

O que é a formação? Aurélio Pereira explica.

                                                                                                                                           
Há pouco, o Benfica garantiu a presença na final da Liga dos Campeões sub-19, e já todos percebemos que a partir de hoje teremos que aturar os benfiquistas, jornalistas e outros opinion makers da nossa praça, a reivindicar ad nauseam o estatuto da academia do Seixal como a melhor em Portugal.

É falso. Dizer que a formação do Benfica é a melhor de Portugal só porque andam a ganhar mais títulos é altamente redutor.

Há uns meses houve uma discussão sobre a importância que o Sporting teve na formação de Cristiano Ronaldo. Pessoas "insuspeitas" como Rui Gomes da Silva e Guilherme Aguiar, desvalorizavam totalmente o papel do Sporting, dizendo que o clube se limitou a aproveitar um talento que já existia.

A minha opinião é outra, e expliquei os motivos no post Cristiano Ronaldo: talento de geração espontânea ou produto da formação?. Cristiano Ronaldo é o que é, não só graças ao seu imenso talento e impressionante capacidade de trabalho, mas também porque fez a sua formação numa das melhores escolas de futebol do mundo. As palavras de Aurélio Pereira que reproduzi nesse post, são o melhor testemunho possível sobre a qualidade do trabalho que se realiza no Sporting.
Cristiano, depois de sair do Sporting, entrou no clube certo com o treinador certo. A formação que o Sporting lhe deu, que na minha opinião é a mais importante, ou seja, é o leite materno, é o desenvolvimento de todas as qualidades sem fazer asneiras, sem especialização precoce, ajustado ao seu físico, deixando o miúdo crescer, que infelizmente é aquilo que não se vê muitas vezes. E se nós olharmos para muitos craques brasileiros, carregados já de trabalho precoce, de vitaminas e não sei que mais, e quando chegam aqui à Europa têm uma carreira curta. O próprio Figo, e os jogadores que não são sujeitos a trabalhos forçados, têm uma longevidade totalmente diferente. O Figo fez uma carreira a um nível altamente elevado, sempre daquela bitola. Todos os jogadores da formação do Sporting mantêm níveis exibicionais exatamente porque a cultura não é fazer equipas, é fazer jogadores.
Quando o Boloni chamou o Ronaldo para fazer a pré-época, nós estávamos a disputar a fase final do campeonato nacional de juvenis, era para nós importante ganhar esse campeonato, estávamos em Junho. O que é que a formação do Sporting fez? OK, vais fazer a pré-época, não vais disputar os jogos que faltam do campeonato nacional, não te importes com isso. Foi com um programa específico para casa, descansar, para depois vir à pré-época perfeitamente seguro e tranquilo. Isto é que se chama formação. E o Sporting acabou por perder esse campeonato, mas ninguém se queixou. O Sporting não perdeu esse campeonato, o Sporting ganhou esse campeonato, porque ganhou um jogador.
E é nessa função, quando no ano passado perdemos o campeonato nacional de juniores, algumas pessoas podem ter ficado muito incomodadas, eu diria que nós ganhámos um campeonato nacional de juniores. E porquê? Porque tínhamos na primeira equipa o Bruma e o Eric. As pessoas têm que perder essa mentalidade de que é ganhando campeonatos que se trabalha bem. Não é assim.

Aurélio Pereira vê como finalidade da formação ganhar jogadores, e não ganhar títulos nas camadas jovens. Faz sentido.

Falemos de uma forma genérica sobre formação: as melhores universidades não são aquelas que enchem os alunos de conhecimentos teóricos que lhes permitem vencer eventos académicos como olimpíadas de matemática; as melhores universidades são as que preparam de forma mais competente os seus alunos para o mercado de trabalho e para as carreiras que pretendem seguir. É portanto natural que se aplique o mesmo raciocínio ao futebol jovem.

Rui Patrício, Beto, William Carvalho, Miguel Veloso, João Moutinho, Silvestre Varela, Nani, Cristiano Ronaldo, Figo, Simão, Ricardo Quaresma, Adrien Silva, Cédric Soares, André Martins, Carlos Mané, Bruma, Hugo Viana, Custódio são alguns dos nomes do passado recente, presente, e futuro da seleção que demonstram sem margem para quaisquer dúvidas que a academia do Sporting é a melhor do país a gerar jogadores.

Lembram-se dos títulos de sub-20 que Portugal conquistou? Quantos desses jogadores tiveram grandes carreiras? Alguns, mas a maior parte acabou por ter carreiras com pouco brilho.

Recuemos três anos para olharmos para os jogadores que foram vice-campeões do mundo de sub-20. Cédric e Nélson Oliveira são os únicos que alcançaram um destaque assinalável e que têm alguma hipótese de chegar à seleção principal. Existem outros jogadores que ainda poderão vir tornar-se jogadores importantes, como Luís Martins, Danilo Pereira, Caetano, ou Sérgio Oliveira, mas que para já estão claramente num patamar abaixo.

As vitórias nas camadas jovens não são garantia de nada. Grande parte do trabalho ainda está por fazer, nomeadamente aquela que provavelmente será a fase de maior risco: a integração e adaptação do jovem ao futebol sénior. E isso também faz parte da formação.

Parabéns ao Benfica pela vitória de hoje sobre os sub-19 do Real Madrid. Mostraram que têm grandes talentos na sua academia. O futuro dirá quantos deles irão transformar-se em grandes jogadores do futebol nacional.