quarta-feira, 23 de abril de 2014

Quanto dá 47% de 0,0023% de 790 milhões?

O estudo da UEFA dos 47% de benfiquistas                                                                   
Ontem fiz referência aos muitos pontos de interesse que o relatório de benchmarking da UEFA tem para quem se interessa pelo fenómeno do futebol. Infelizmente, a nossa comunicação social preferiu dar apenas destaque a uma das 104 páginas que esse relatório tinha, que indica que o Benfica é o clube europeu com maior percentagem de adeptos (47%) dentro do seu país.

in expresso.pt

Pois bem, falemos então deste estudo. Como fez referência a Lusa, este estudo foi feito a 18.000 cidadãos europeus entre os 18 e os 69 anos. O que a Lusa não fez referência, é que o estudo (ou sondagem, para sermos mais precisos) foi feito em 38 países, conforme o relatório da UEFA indica. Ou seja, os tais 18.000 cidadãos questionados sobre o seu clube favorito, são na realidade uma amostra de um universo de cerca de 790 milhões de habitantes (e estou a contar apenas com a população da parte europeia da Rússia).

Ou seja, a amostra da sondagem corresponde a 0,0023% do universo analisado.

Arredondando por alto a população portuguesa para 11 milhões, e assumindo que a amostra foi mais ou menos equilibrada pelos vários países em função da população respetiva, isto significa que terão sido entrevistados cerca de 250 portugueses, dos quais 117 terão respondido serem benfiquistas.


Não é referido se os questionários foram feitos tendo em consideração o perfil da população portuguesa (representação geográfica, sexo, escalões de idade, ou graus de instrução. De qualquer forma, uma sondagem feita com base em apenas 250 entrevistas, mesmo que seguisse os critérios de representatividade que referi, dificilmente pode ser tomada como credível devido à dimensão da amostra.

Isto significa que os 47% são um número pouco válido. Os benfiquistas poderão argumentar que serão mais, os sportinguistas e portistas que serão menos. Dos órgãos de comunicação social poderíamos esperar que ao menos olhassem com alguma atenção para o que andam a divulgar.

Repito aquilo que escrevi no post de ontem: o relatório da UEFA é interessantíssimo. Dos vários quadros e gráficos, quase todos se baseiam em fontes credíveis, como estatísticas oficiais das competições (assistências), ou os relatórios e contas apresentados pelos clubes. Esta sondagem da UEFA que determinou os 47% de benfiquistas (que envolveu outras perguntas, como se os entrevistados se interessam muito, se interessam, ou se não se interessam por futebol, e as ligas estrangeiras que seguem) é das poucas coisas do relatório que não se baseiam em números oficiais e completos. Lamento que a comunicação social não se tenha apercebido disso.