segunda-feira, 21 de abril de 2014

Saudações aos novos campeões

O Benfica sagrou-se ontem campeão nacional. Creio que é um campeão justo, pois fez uma segunda volta praticamente irrepreensível (apenas com um empate e 3 golos sofridos), e seria pouco honesto da minha parte se não reconhecesse o que de bom foi conseguido por aquele plantel e equipa técnica.

Na minha opinião existem dois grandes obreiros nesta conquista. O primeiro é Jorge Jesus. É verdade que dispõe de uma quantidade e qualidade de jogadores acima de qualquer outro clube em Portugal, mas tem um enorme mérito na forma como conseguiu montar um sistema em que, tirando algumas posições chave, os jogadores rodam e o nível competitivo se mantém. A qualidade do trabalho do treinador é tanta que fez com que alguns jogadores razoáveis acabassem por parecer muito melhores do que na realidade são. Se alguns dos jogadores do Benfica fossem transferidos para outras equipas, seria muito duvidoso que conseguissem destacar-se da forma como o têm feito esta época. E isto é mérito inteirinho de Jorge Jesus.

Custa-me muito escrever isto, mas o outro obreiro é Luís Filipe Vieira. Primeiro, porque decidiu renovar com Jesus numa altura em que praticamente todos os adeptos e dirigentes benfiquistas pediam a cabeça do treinador. Pode ter sido por medo de Jesus ir para o Porto, mas a verdade é que foi o único que acreditou que a continuidade poderia trazer maiores benefícios que reiniciar o projeto da equipa de futebol. Depois, ao decidir não vender os melhores jogadores (provocando desequilíbrios financeiros que são públicos), acumulou um nível de talento individual que foi decisivo para manter a equipa na corrida pelo título na fase inicial do campeonato, quando as coisas não estavam a correr bem. Sabemos que a ideia de Vieira era a final da Champions, que correu como se sabe, mas a vitória no campeonato acaba por ser um agradável "dano" colateral.

Perante o que escrevi mais atrás, considero que o Benfica é um justo vencedor, no sentido em que fez o suficiente dentro do campo para vencer o campeonato. No entanto, não acho que seja um vencedor indiscutível como se anda por aí a vender. O Sporting também poderia ter sido um justo vencedor caso não tivesse sido espoliado de pontos por uma sequência de más arbitragens numa fase decisiva do campeonato (em que os jogos com Nacional e Académica foram os momentos mais negros). Pegando apenas nos quatro pontos perdidos nesses dois jogos, talvez tivessem sido suficientes para:
  • Aumentar a moral dos jogadores do Sporting, e quem sabe se a história no Estoril e mesmo na Luz não teria sido diferente
  • O Sporting sair da Luz ainda colado ao Benfica na classificação
  • Manter uma pressão superior sobre o Benfica, que poderia muito bem despertar os fantasmas do final da época passada

Sim, o Benfica fez uma grande 2ª volta, mas será que teria rendido o mesmo se não contasse sempre com uma almofada confortável de 5 ou 7 pontos sobre o Sporting? Muito provavelmente não.

Calculo que a maior parte dos benfiquistas (senão todos) não me darão razão nesta minha suposição. Provavelmente argumentarão que é a azia a falar no momento do triunfo dos outros. Para os benfiquistas que acharem isso, recomendo que vejam o vídeo abaixo e ouçam umas palavras recentes de um comentador que normalmente apreciam:


Há uma grande diferença entre jogar sabendo que há uma folga pontual para absorver alguns deslizes, do que jogar com a corda na garganta e sentido a respiração de um perseguidor que segue logo atrás.

O Benfica fez de facto uma excelente 2ª volta, mas a do Sporting não ficou muito atrás. O Sporting ganhou dez jogos, empatou duas vezes (com Académica e Setúbal, ambos com erros graves de arbitragem que impediram que o Sporting vencesse), e perdeu na Luz.

Também não podemos ignorar outros acontecimentos que mancharam a verdade desportiva, como o impedimento de utilização de Miguel Rosa e de jogadores emprestados, ou a mudança do jogo de Arouca para Aveiro. São coisas pequenas que podem representar pouco em nove meses de competição, provavelmente até nem fariam diferença alguma no resultado final dos jogos. Nunca saberemos o impacto que essas decisões eticamente duvidosas acabaram por ter, mas é indesmentível que os dirigentes do Benfica optaram por esse caminho -- o que devia ser um motivo de preocupação para todos os que defendem uma competição justa.

De qualquer forma, ficam aqui os meus parabéns aos benfiquistas pela vitória alcançada ontem. Têm um grande treinador e ótimos jogadores que juntos construíram uma excelente equipa, e têm bons motivos para festejar o sucesso alcançado ontem.