terça-feira, 22 de julho de 2014

A convocatória para o estágio da Holanda

                                                                                                                                              
Foi ontem conhecida a lista de jogadores que Marco Silva levará para o estágio na Holanda. São 31 atletas no total, numa convocatória que foi aberta de forma algo surpreendente a um grande número de jogadores da equipa B, que terão oportunidade de se mostrar ao treinador. Quem sabe se não ficará algum no plantel principal?

Se a presença de Luís Ribeiro já era aguardada (apesar de ser pouco significativa por se tratar do 3º guarda-redes), o mesmo já não se pode dizer de Stojkovic, Tobias, Wallyson, Chaby, Esgaio e Iuri. É uma surpresa que me agrada muito, e na minha opinião particularmente justa no caso de Ricardo Esgaio.

Não creio que Tobias tenha grandes hipóteses de ficar no plantel principal: as contratações de Paulo Oliveira e (ao que se diz) Rabia retiram-lhe qualquer espaço para ter oportunidade de jogar este ano, mesmo que Rojo venha a ser vendido. Também Wallyson e Chaby parecem ter pouco espaço para se afirmar no meio-campo perante a concorrência de Adrien e Slavchev (no caso do brasileiro), André Martins e João Mário (no caso do português). No entanto, Esgaio e Iuri (ou mesmo Chaby, que também pode fazer a posição) podem perfeitamente fazer parte do plantel (não todos, como é evidente) atendendo ao rendimento que temos visto nos extremos da equipa principal. O empréstimo de Wilson Eduardo, o fraco rendimento de Héldon e a possível saída de Capel abrem espaço para mais um ou dois extremos que se juntem a Carrillo e Mané no plantel principal. Não referi Shikabala nesta lista porque há alguma coisa que definitivamente não está bem em relação ao egípcio - e que a birra no final da Taça de Honra não ajuda certamente a resolver.

O principal a reter é que qualquer um destes jovens jogadores pode ter muito a ganhar com este estágio. Mesmo sem espaço para se imporem no imediato no plantel principal, poderão demonstrar aos responsáveis do futebol do Sporting que já exigem desafios superiores ao que uma equipa B pode proporcionar, "obrigando" o clube a procurar-lhes colocação numa equipa da primeira liga.

No sentido oposto, fica a confirmação de que há alguns jogadores que definitivamente parecem estar fora dos planos de Marco Silva por questões técnicas (Vítor, Cissé) ou financeiras (Miguel Lopes e Viola). Rúben Semedo e Mica também não foram convocados, mas têm ainda um percurso a fazer no Sporting.

Sem Mica ou Miguel Lopes, fica a certeza de que precisamos de contratar um lateral esquerdo para fazer concorrência a Jefferson. Mesmo que Rojo fique, tem que jogar a central - porque é o melhor que temos. Pode ter sido considerado o melhor LE do mundial, mas não é o jogador que precisamos para ter na faixa quando a época será feita sobretudo contra equipas que estarão sempre fechadas no seu meio-campo.