quarta-feira, 9 de julho de 2014

Novelas vieiristas

As peripécias de Fariña no Benfica                                                                                        
Há cerca de um ano, o Benfica contratou o jogador Luis Fariña ao Racing, por cerca de €3M.

Fariña chegou a Lisboa com um discurso de quem acreditava plenamente que o seu futuro imediato passaria pelo Benfica. Apesar disso, em Portugal poucos compreenderam na altura a contratação do jogador, já que o Benfica tinha excesso de alternativas para as posições que o argentino poderia fazer.

Após duas semanas de treinos em Portugal, Fariña acabaria por ser emprestado para o Baniyas, um clube do Dubai.

Vieira explicaria o empréstimo da seguinte forma
"Fariña é um jogador que estava referenciado, é um jogador de grande potencial. O Baniyas fez uma proposta irrecusável ao Benfica. Foi uma operação estratégica para o Benfica. Amortizámos cerca de 40 por cento do investimento no jogador. O Dubai é uma região de grande interesse para o Benfica."

O que passou mais ou menos despercebido foi que, dois meses antes, o Baniyas tinha oferecido ao Racing €3M para contratar Luis Fariña.

Suponho que não terá sido o clube argentino a rejeitar a proposta do Baniyas, porque o Benfica acabou por contratar o jogador precisamente pelo mesmo valor. É legítimo supor, portanto, que o primeiro negócio não se concretizou por falta de vontade do jogador em prosseguir a carreira no Dubai.

A ideia com que fiquei foi que o Benfica contratou Fariña já com a ideia de o enviar para o Dubai, servindo na prática como um mero intermediário do Baniyas na transação. Que benefícios teve o Benfica com isso? Bem, a amortização de 40% do investimento será de facto um ponto positivo para o Benfica, partindo do princípio que tencionam algum dia dar-lhe a hipótese de fazer parte do plantel principal. Mas não sei porquê, tenho a sensação que isso não irá acontecer.

Tenho também dúvidas em relação ao argumento de Vieira em como o Dubai é uma região de grande interesse para o Benfica - a não ser que o Benfica esteja interessado em criar uma equipa de mediadores imobiliários (coisa que não me parece provável pois Vieira, a título pessoal, já terá isso bem coberto).

Nada disto é novo, pois são acontecimentos que remontam a agosto do ano passado. Ontem surgiram notícias de que o Benfica tem em dívida a última tranche de pagamento ao Racing e que o clube argentino tenta aproveitar para recuperar o jogador. O Benfica e o jogador já desmentiram a notícia, mas é caso para dizer que esta novela já teve episódios suficientemente estranhos que levam a acreditar que os argumentistas terão ainda algumas surpresas reservadas para todos nós num futuro não muito distante.