quinta-feira, 24 de julho de 2014

O dilema Slimani

Deve o #SportingCP mantê-lo no plantel ou vendê-lo?                                                       
A contratação de Islam Slimani foi de certeza uma das apostas mais certeiras que a direção do Sporting fez na época passada. Contratado a um desconhecido clube argelino por 300 mil euros, correspondentes a 80% do passe, o jogador teve inicialmente poucas oportunidades para jogar face ao começo fulgurante de época de Fredy Montero, mas acabou por conseguir impôr-se no onze, acabando por ser um elemento decisivo na obtenção do objetivo de apuramento direto para a Champions.

in Jornal Sporting

No entanto, foram os golos que marcou no mundial que o catapultaram para a lista de desejos de muitos clubes europeus. Fala-se que o Sporting está disposto a deixar Slimani sair mediante um pagamento de €10M. Se uma oferta destas se concretizar, suponho que a decisão de vender ou não Slimani será bastante complicada.

Vejo com preocupação a possível saída do argelino. Arranjar um jogador com as suas características não é fácil, e a verdade é que Slimani já demonstrou ser uma arma importantíssima contra equipas que se sabem fechar bem. Resolveu-nos vários jogos que pareciam totalmente bloqueados, graças sobretudo ao seu impressionante poder físico e ao excelente jogo de cabeça - características que nem Montero nem Tanaka têm.

Por outro lado, o tipo de jogo de Slimani condiciona a forma de jogar do resto da equipa. Com um Montero em forma em campo, a capacidade coletiva ofensiva do Sporting é superior do que com Slimani, pelo que em condições normais o lugar normal do argelino será no banco, para ser lançado a 30 minutos do fim quando a bola teimar em não entrar na baliza adversária. 

Isto traz dois problemas. O primeiro é que não me parece que Slimani aceite de bom grado ser suplente (atendendo à sua personalidade, é mais que provável que o jogador pense que merece outro estatuto após a visibilidade que conquistou no mundial), o que poderá ser um problema do ponto de vista motivacional. O segundo é que dificilmente Slimani se valorizará mais do que isto (a não ser que desate a marcar golos na Champions), pelo que do ponto de vista financeiro faz todo sentido vendê-lo agora - o que também pode significar definitivamente a manutenção de Rojo e William no plantel. Não nos podemos esquecer que o Sporting ainda vai ter que vender alguém para equilibrar o saldo das transferências deste defeso.

Sim, eu sei que Rojo pode ser mais fácil de substituir do que Slimani (Dier está no ponto), mas não nos podemos esquecer que Rojo nunca renderá muito dinheiro ao clube (em virtude dos 25% do passe que o Sporting detém).

Resumindo, confesso que não sei mesmo o que desejar neste caso. Olhando para dentro do campo, não tenho dúvidas que é importantíssimo que Slimani continue, pois tem qualidades que mais ninguém no plantel oferece. E na minha opinião o Sporting não deveria vender ninguém sem tirar rendimento desportivo durante um período mínimo de 2 ou 3 anos. A estabilidade é um valor essencial. O problema é que vivemos tempos em que a questão financeira é também uma prioridade, e é bem provável que daqui a um ano o Sporting não o consiga vender pelos mesmos valores que agora poderá amealhar. Ainda bem que não sou eu que tenho que tomar esta decisão.