sábado, 23 de agosto de 2014

Hoje não se trava no sinal amarelo

                                                                                                                                              
Após uma semana que nos proporcionou emoções inesperadas perante o regresso de um dos grandes jogadores da casa ao nosso convívio, acaba por ser impossível ficar indiferente à possibilidade da estreia de Nani no jogo que marca o regresso dos jogos oficiais a Alvalade. 

Como é evidente, o que se espera acima de tudo é a vitória, mas as expetativas foram elevadas para um novo patamar graças ao nosso camisola 77. Mas com ou sem Nani, um resultado que não a vitória simplesmente não pode ser tolerado, com todo o respeito que me merece o Arouca. Depois da falsa partida da jornada passada, todos esperamos que a equipa tenha aprendido a lição de Coimbra e não abrande até ter a vitória assegurada. Há que manter a intensidade que vimos nos primeiros 30 minutos contra a Académica pelo menos até estarmos totalmente seguros que os três pontos já não escaparão.

Como é evidente, a grande questão que se coloca tem a ver com a utilização de Nani: entrará logo de início ou apenas na 2ª parte? Que Nani será utilizado, parece ser uma certeza, pois tem que jogar para ganhar embalagem para o derby. Suponho que a quantidade de minutos em campo dependerá sobretudo da condição física com que chegou. Como o jogador fez a pré-temporada completa com o Manchester United e foi inclusivamente utilizado durante 45 minutos na derrota contra o Swansea (onde pareceu estar em bom nível), parece-me que Nani estará em boas condições físicas - pelo que duvido que Marco Silva não aposte nele já no onze inicial.

De resto, fica a curiosidade sobre quem substituirá os ausentes Cédric e William (duas baixas importantes), estando Esgaio e Rosell na linha da frente para assumirem a titularidade. No caso do catalão as dúvidas serão poucas ou nenhumas, devido à boa pré-temporada que fez. Em relação a Esgaio, parece-me ser um jogo à sua medida - em que a sua capacidade ofensiva, intensidade e capacidade de cruzamento poderão ser uma ferramenta importante para derrubar a previsível muralha amarela marcará presença em Alvalade.

No caso da titularidade de Nani, parece óbvio que o extremo a ser sacrificado será Héldon - não só porque não esteve feliz em Coimbra, mas porque este Carrillo é titular de caras. Fica a dúvida sobre a posição de Nani e Carrillo em campo - já que ambos gostam mais de jogar pela direita.


É portanto com muita expetativa que aguardo a estreia do Sporting em Alvalade. Seria bom que os sportinguistas comparecessem em peso para apoiar calorosamente a equipa e, claro, dar a Nani a receção que merece por ter aceite regressar a casa, mesmo tendo a possibilidade de prosseguir a carreira noutros palcos internacionalmente mais mediáticos. Menos de 40.000 almas será uma desilusão. Vamos a eles, rapazes!