sábado, 9 de agosto de 2014

Preocupante

Fiquei desiludido com o que vi no jogo que acabou há pouco. Mais do que a derrota, fiquei preocupado com o que vi na primeira parte: o Sporting, perante uma equipa que jogou fechada no seu meio campo, revelou muitas dificuldades para chegar à baliza adversária, à semelhança daquilo que vimos acontecer com demasiada frequência na segunda metade do campeonato passado.

O Sporting mandou completamente no jogo mas faltou presença na área. Não ajudou haver um Montero muito complicativo, tal como termos os extremos a jogarem muito colados à linha, procurando cruzamentos para a área onde invariavelmente tínhamos poucos jogadores em posição de concretização.

A primeira metade da segunda parte foi semelhante, mas após as muitas alterações efetuadas por Marco Silva (que nos deixaram em inferioridade numérica no meio-campo) acabámos por perder o controlo do jogo e por sofrer os golos perto do final, em lances de apatia generalizada dos nossos homens presentes na área.

Foram poucos os aspetos positivos a tirar do jogo. Esgaio parece ter nitidamente lugar no plantel, e Slimani mostrou em poucos minutos a ameaça que é para a baliza adversária. Carrillo foi o nosso melhor jogador na primeira parte, e Mané deu uma pequena amostra do jogador desequilibrados que pode ser. Adrien já está no ponto, e Rosell surpreendeu-me positivamente pela agressividade a defender, apesar de ter estado pouco preciso no passe. Jefferson esteve muito bem a subir pelo seu flanco, como é costume.

De resto, fica a certeza de que há muito trabalho pela frente. A uma semana do início do campeonato mostrámos demasiadas dificuldades para ultrapassar uma defesa muito recuada (que é o que iremos apanhar a abrir com Académica e Arouca) - é certo que os jogadores são os mesmos mas tinha a expetativa que as mexidas táticas de Marco Silva nos dessem melhores soluções neste departamento.

Uma coisa parece-me certa: apesar de estar numa fase mais atrasada da preparação, Slimani está muitos furos à frente de Montero para ser o nosso 9. Se for vendido fico com muito receio em relação ao que poderá ser o nosso arranque no campeonato.