terça-feira, 16 de setembro de 2014

O penálti cometido por Slimani

                                                                                                                                       
Nos comentários ao post que escrevi sobre o Sporting - Belenenses, um leitor chamou-me a atenção para uma fotografia colocada num blogue afeto ao clube do Restelo, que revela uma pretensa falta de Slimani sobre João Meira na área do Sporting, perto dos 90', na sequência de um livre marcado de uma posição lateral.


Como seria expectável, não demorou muito para que a fotografia fosse divulgada por uma série de blogues benfiquistas e portistas, e com mais ou menos ironia lá foi dada a sentença de que o Sporting foi beneficiado pela arbitragem.

Não gosto muito de comentar este tipo de lances, já que nos cantos e livres que resultam num cruzamento para a área são TANTOS os agarrões e empurrões mútuos que, se os árbitros fossem rigorosos, não haveria jogo com acabasse com menos que 5 ou 6 penáltis assinalados.

Mas olhando para a fotografia, é inegável que Slimani agarra a camisola de João Meira. Penálti indiscutível? Parece que sim, mas como sei que as imagens paradas podem ser muitas vezes "manipuladoras" (não o refiro num mau sentido), dei-me ao trabalho de recorrer à oitava maravilha do mundo que são as gravações automáticas para tirar a limpo as movimentações dos jogadores e a posição da bola.

E o que vi foi isto:


Pois é, ao mesmo tempo que Slimani está a agarrar a camisola de Meira, também Meira está a empurrar Sarr pelas costas. E a verdade é que nem um nem outro acabam por impedir o adversário de disputar a bola, que passou bem fora do alcance de ambos.

Esteve bem o árbitro ao não assinalar nada. O agarrão de Slimani é de facto mais ostensivo do que o empurrão de Meira a Sarr, mas não é mais falta que a cometida em simultâneo pelo jogador do Belenenses.