quinta-feira, 30 de outubro de 2014

"Contra o Benfica nunca vêem, aqui vê logo"

                                                                                                                                                   
No Dia Seguinte da passada 2ª feira, Rui Gomes da Silva baralhou-se um pouco ao comentar um lance de penálti cometido sobre Jackson, aos 2' do Arouca - Porto, que o árbitro não assinalou.


A capacidade de lamentação benfiquista é de facto uma coisa digna de registo, atendendo ao que se tem passado nos relvados portugueses ao longo do último ano.

Pior que Rui Gomes da Silva, só mesmo Paulo Garcia - que como de costume atirou-se logo ao mar revolto em auxílio do paineleiro benfiquista que estava à deriva sem colete salva-vidas.

Não se tratou de sarcasmo. Rui Gomes da Silva limitou-se aquilo que é tão tradicional nele e Guilherme Aguiar. Negar o que não lhes convém, insistir na exaustão naquilo que lhes interessa, mesmo que as evidências os desmintam. Os assomos de honestidade na análise destes casos só surgem em situações em que a decisão de arbitragem não tem influência no resultado final.

Dá ideia que lhes custaria mais admitirem uma decisão de um penálti que não lhes convém do que arrancarem os quatro dentes do siso sem anestesia.

Acho que até consigo imaginar a conversa que seria se os paineleiros do Dia Seguinte fossem desafiados a comentar este caso de trânsito:


PG: Meus senhores, e em relação a este caso o que têm a dizer? Hoje começo por si, Rui.

RGS: Oh Paulo, o que é que posso dizer? Olhe, é o costume. O carro vermelho vai em grande velocidade quando é abalroado pelo camião azul e branco, e o polícia sinaleiro nem sequer apitou.

GA: Oh Rui, mas qual polícia sinaleiro? Não há polícia sinaleiro. O que há é a câmera de vigilância...

RGS: <silêncio> Claro que sei que não há polícia sinaleiro, então não haveria de saber?

PG: O Rui estava a ser sarcástico, não é Rui? Zé Guilherme, diga lá a sua opinião sobre este caso...

GA: Repare Paulo, não há forma de ter a certeza. A câmera de vigilância, no ângulo em que está, não tem condições para avaliar devidamente o embate entre os dois, pelo que a haver erro - e não estou a dizer que haja - é completamente compreensível. E olhe, olhe, repare que nem dá para ver se há algum sinal de STOP. Não se vê nenhum sinal de STOP nesta imagem, como é que o Rui pode vir dizer que o camião azul e branco é que foi o culpado?

RG: Oh Paulo, não consegue arranjar outro ângulo?

PG: Como sabe, Rui, temos grandes restrições nas imagens que podemos mostrar...

RGS: Ouça, é o costume nas transmissões que não são feitas pela BTV. Em caso de dúvida contra o camião azul e branco, nem uma repetição mostram.