quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Como levar o jornalismo desportivo a sério?

Ontem, no Record, na notícia que falava da decisão de Marco Silva em blindar o balneário, há a seguinte passagem:
"O nosso jornal soube, aliás, que as regras impostas por Marco Silva já estão em vigor há um bom par de semanas. Remontam, inclusive, a tempos anteriores à derrota de Guimarães, a tal que despoletou reação dura de Bruno de Carvalho, traduzidas em acusações de "falta de dignidade dos jogadores". Então, com o foco do grupo totalmente concentrado na missão de reduzir a desvantagem pontual em relação ao líder Benfica, Marco Silva empenhou-se na tal proteção do grupo, sob pena de o ver deixar-se perturbar ainda mais pelo ambiente pesado que o rodeava, culpa dos maus resultados.
Recuperação e queda. Facto é que, depois de implantadas as novas medidas idealizadas por Marco Silva, os leões conseguiram estabilidade suficiente para aproveitar a derrota do Benfica em Braga, vencendo o Marítimo e ficando, pois, a três pontos do 1º lugar."

Três comentários:

1. É triste ver um jornalista a escrever "despoletar" em vez de "espoletar". Bem sei que é um erro que se vê muitas vezes na língua portuguesa, mas os jornalistas, cuja atividade passa predominantemente pela escrita, deveriam sabê-lo melhor que ninguém.

2. Segundo o Record esta medida terá sido tomada antes do jogo com o Marítimo. Vamos portanto assumir que terá sido após a derrota em Gelsenkirchen:


O Record refere que Marco Silva decidiu tomar esta decisão por causa do ambiente pesado que rodeava o grupo, devido aos maus resultados. Querem que acreditemos que o ambiente estava pesado por culpa dos maus resultados, quando na realidade os resultados anteriores eram uma derrota na Alemanha que aconteceu nas circunstâncias que conhecemos, uma vitória no Dragão para a Taça e uma vitória em Penafiel por 4-0? Realmente deve ser muito difícil ser-se jogador do Sporting... nunca ninguém está satisfeito.

3. Diz o Record que depois da implantadas as novas medidas, o Sporting conseguiu estabilidade suficiente para aproveitar a derrota do Benfica em Braga. Curioso, atendendo ao facto que o Sporting jogou antes do Benfica nesse dia, pelo que não havia nada a aproveitar - o resultado do Benfica ainda era desconhecido.


Eu sei que os jornalistas têm que encher muito chouriço diariamente, mas infelizmente é nisto que o jornalismo desportivo se transformou (e não me refiro apenas à imprensa escrita): em vez de se relatarem factos, assume-se demasiado e preenchem-se espaços em branco ao sabor da imaginação ou de desejos pessoais. Ou muito me engano, ou a maior parte dos pormenores relatados pelo DN no folhetim das declarações de Nani, Rui Patrício e Jefferson padecerá do mesmo mal.