segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Considerações sobre a derrota em Guimarães

A tentação de exacerbar os defeitos de uma equipa após uma derrota expressiva é um fenómeno inevitável. Se nos adeptos isso trata-se de uma situação normal atendendo à ligação emocional ao clube, nos comentadores - que em teoria deveriam ter um distanciamento que os coloca mais a salvo destas flutuações de humores - já é algo não tão compreensível. O que é facto é que isso é muito frequente e nenhum clube está a salvo disso.

Na minha opinião, não pode ser por um jogo mau que se deve colocar tudo em causa. Nunca ninguém teve a ilusão de que o Sporting é uma equipa perfeita, até porque os defeitos já foram mais que debatidos - nomeadamente no que toca ao centro da defesa. Há que saber separar os problemas estruturais dos conjunturais.

Na minha opinião a exibição e o resultado de sábado deveram-se sobretudo a dois problemas, em que um é recorrente - dificuldades nas bolas paradas defensivas - e outro foi inédito - incapacidade de colocar em campo um nível de empenho minimamente equiparado ao adversário.

A vantagem que o Guimarães levou para o intervalo foi excessiva para o que se passou em campo, pois se é verdade que o Sporting poucas vezes conseguiu incomodar o guarda-redes adversário, também é verdade que a produção ofensiva da equipa da casa não foi nada de transcendente - a primeira parte foi disputada sobretudo a meio-campo tendo havido poucas ocasiões de golo para ambos os lados.

O descalabro defensivo a que assistimos na segunda parte foi circunstancial em função do risco que Março Silva foi forçado a assumir para tentar recuperar da desvantagem. Qualquer equipa balanceada para o ataque, por mais defensores competentes que tivesse, dificilmente não passaria por dificuldades contra jogadores de grande velocidade como aqueles que o Guimarães tinha em campo. Sim, existiram erros que mesmo um defesa banal poderia ter evitado, mas o quarteto defensivo jogou a segunda parte completamente desapoiado, o que ajuda a compreender a fragilidade emocional revelada que esteve na origem da maior parte dos erros cometidos.

O que falhou acima de tudo no sábado, e que não é normal no Sporting, foi a incapacidade de manter a posse de bola no meio-campo do Guimarães, por mérito evidente de Rui Vitória e dos seus jogadores - que souberam montar e executar uma rede protetora a meio-campo bastante eficaz, e também por demérito de Marco Silva e dos seus jogadores que, por incapacidade tática ou falta de determinação, não conseguiram encontrar alternativas para romper a tal rede.

Quero com tudo isto dizer que, havendo muita matéria para reflexão dos jogadores, equipa técnica e estrutura do Sporting, não é motivo para passarmos de um estado de encantamento para uma profunda depressão. Os problemas da defesa já eram conhecidos e não foi este jogo que veio revelar qualquer ponto fraco escondido da equipa. A questão foi mesmo de atitude revelada na primeira parte, e tenha sido motivada por excesso de confiança ou por terem a cabeça no jogo de quarta com o Schalke, não é nada que não possa ser conversado e corrigido com efeitos imediatos para o próximo jogo do campeonato.


P.S.: muito a contragosto, tomei a decisão de terminar com os comentários anónimos no blogue, já a partir de amanhã. Lamento-o verdadeiramente pelos muitos leitores que, sem se identificarem e concordando ou discordando do que vou escrevendo, sejam sportinguistas ou de outras cores, deixam os seus comentários de forma correta - e que na minha opinião valorizam muito este espaço.

Não tenho qualquer problema com picardias feitas por adeptos de outros clubes na sequência de uma derrota (eu próprio faço posts que podem ser considerados provocadores por adeptos de outros clubes), e creio que terão sido muito poucos os casos em que não tenha revelado poder de encaixe quando a picardia é dirigida no meu sentido.

O que é facto é que tem sido crescente a quantidade de comentários que apenas servem para inflamar ânimos, que não trazem qualquer valor acrescentado, e que acabam invariavelmente em trocas de insultos que são degradantes não só para quem os faz, mas também para o próprio espaço onde são proferidos, e que é extremamente desagradável para quem apenas quer debater opiniões de forma correta.

Sei que isto não impedirá que os comentários provocadores ou insultuosos continuem a suceder, mas dar-me-á um maior controlo para identificar e agir sobre quem persista nessas atitudes. Sabendo que isso poderá dissuadir a participação de muitos leitores que acrescentam valor às discussões (no bom sentido) que aqui se fazem, resta-me desejar que se registem com um mail, nick ou nome, para continuarmos saudavelmente a concordar ou discordar de tudo e mais alguma coisa - mas compreenderei perfeitamente se optarem por não o fazer.

O que também quero pedir (e isto também é válido para os sportinguistas) é que evitem partir de imediato para o insulto. Há muitas formas de escrevermos sobre o que nos desagrada, e a máxima do "não faças ao outro aquilo que não queres que te façam a ti" - e perante isso há quem se sinta com inteira justificação de se sentir ofendido. No fundo somos todos adeptos que vivem os respetivos clubes de forma apaixonada, e nenhum de nós tem qualquer controlo sobre as motivações e decisões dos líderes e representantes dos nossos emblemas. Perante um comentário que não passe de pura provocação, a melhor atitude é simplesmente não responder - e o silêncio não beliscará a honra nem do clube nem de ninguém em particular. Pelo contrário, nestes casos a maior bofetada de luva branca que se pode dar é deixá-los a falar sozinhos.