sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Faz-se boa arqueologia em Portugal

Está profundamente enganado quem ache que a arqueologia é um ramo da ciência que em Portugal tem pouca expressão. Esta ideia talvez se tenha generalizado porque no século XXI ainda não houve nenhum acontecimento significativo comparável, por exemplo, à descoberta das gravuras de Foz Coa em 1994, nem têm havido adições de relevo ao património megalítico nacional. 

Nem tudo é mau, na realidade. Se é verdade que em termos de gravuras rupestres, cromeleques e menires as coisas andam mais ou menos mortas, o mesmo já não se pode dizer no departamento dos dolméns e antas, muito graças ao meritório trabalho realizado pelo programa Bola Branca da Rádio Renascença.

A última anta descoberta por esta equipa de especialistas foi um ex-jogador do Porto chamado Laureta. Lembro-me mais ou menos dele enquanto jogador, mas admito que estava completamente morto e enterrado na minha memória. Há décadas que não me lembrava da sua existência.

De qualquer forma, parece que há antas que falam, e esta em particular lembrou-se de dizer o seguinte:


Imagino que qualquer sócio sportinguista, perante estas palavras tão contundentes, irá fazer de tudo para convocar uma AG extraordinária para destituir a direção liderada por Bruno de Carvalho. A autoridade desta anta era a faísca de que os sportinguistas precisavam para finalmente se revoltarem e tomarem passos concretos para derrubar um presidente que tudo tem feito para colocar o Sporting de rastos, desmanchando tudo o que de bom foi feito pelas direções anteriores. 

O que nos vale é termos antas destas (nos quais se inserem também uma legião de jornalistas esclarecidos e comentadores ligados aos nossos rivais) que revelam uma genuína e comovente preocupação com o rumo que o Sporting tem dado no sentido da sua extinção ao longo dos últimos 18 meses. Antes disso tudo estava bem.

Mas a anta Laureta tem de facto um poder ancestral que não pode ser ignorado. No dia 11 de maio de 2000, 5 dias depois de o Sporting ter desperdiçado em casa contra o Benfica a oportunidade de se sagrar campeão, e 3 dias antes de se deslocar a Vidal Pinheiro para defrontar o Salgueiros (com o Porto a apenas 1 ponto de distância), a anta fez uma aparição em que revelou notáveis dotes de oráculo, ao pronunciar as seguintes palavras:


Perante isto, resta-me desejar a Laureta que continue a revelar o mesmo nível de acerto, e pelo caminho sugiro-lhe que se dedique mais aos monumentos megalíticos e menos aos comentários sobre futebol. Há para aí muitos pares de menires que com um calhau por cima poderiam dar boas antas.

A cadeira de sonho de Laureta