quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Nanivelas

Ponto 1

Nani podia ter contornado as perguntas dos jornalistas sobre o regresso em janeiro em Manchester. A forma mais fácil de o fazer teria sido simplesmente dizer que só falava sobre a seleção. 


Ponto 2

Nas últimas duas semanas Nani tem sido confrontado constantemente com perguntas incómodas - primeiro sobre as declarações de Bruno de Carvalho via Facebook, depois sobre a possibilidade de regresso a Manchester em janeiro. 

Na minha opinião, nenhuma das declarações públicas que fez foram absolutamente claras, permitindo todo o tipo de interpretações. Na realidade, todas elas foram uma espécie de "nem bem nem mal, antes pelo contrário", mas os nossos brilhantes jornalistas e comentadores, quais especialistas de numerologia cabalística, não desistem de tentar encontrar significados ocultos nas palavras do jogador que se enquadrem nas teorias que têm defendido nas últimas semanas.

Ouviram algum jornalista a perguntar a Enzo Perez (que também estava nesse mesmo estádio e terá passado também pela zona mista) se está a pensar em ir para o Valência em janeiro? O interesse jornalístico é óbvio, mas por algum motivo a comunicação social tem andado a evitar abordar os estados de alma do jogador argentino.


Ponto 3

Nani não pode em momento algum fechar a porta ao regresso a Manchester. Se vocês fossem dirigentes ou adeptos do clube onde Nani esteve nos últimos 6 anos, que lhe paga 100% dos €5M anuais de salário (vencimento que dificilmente algum outro clube lhe pagará no resto da carreira), com quem tem contrato para mais 3 anos, como se sentiriam se o jogador dissesse categoricamente que não pensa em voltar a Manchester para já?

A vida de Nani continuará em Manchester após o final desta época. Ele sabe disso, sabe que os adeptos lhe faziam a vida negra, sabe que a opinião sobre ele está a mudar gradualmente em Inglaterra, e sabe que quanto mais continuar a render no Sporting, melhores será o ambiente que o esperará em julho de 2015.


Ponto 4

Nani já disse por várias vezes (e acredito que foi sincero) que está muito feliz por estar de novo em Portugal, junto da família e do bebé. Envergando a camisola do Sporting, tirando o episódio do penálti contra o Arouca, tem sido de um profissionalismo inexcedível. A qualidade de jogo que lhe temos visto é um comprovativo de que se encontra moralizado e perfeitamente integrado no grupo de trabalho que encontrou em Alvalade. Durante os jogos, foram várias as vezes que o vi numa perfeita comunhão com o público, a puxar pelos adeptos, procurando que o ambiente nas bancadas seja ainda mais infernal. 

Como tal, acredito sinceramente que Nani está a gostar desta 2ª passagem pelo Sporting.


Ponto 5

Admito que exista algum desconforto entre os jogadores e o presidente por causa do episódio do Facebook. Muito possivelmente, terá sido isso que levou Nani a não evitar muitas das perguntas que lhe foram feitas. No entanto, não me parece que seja uma divisão irreconciliável. Há muito mais pontos a uni-los do que a separá-los, nomeadamente nos objetivos que há para atingir. Os jogadores estão habituados a viver com a crítica, e o presidente vai aprendendo com a experiência acumulada. 

Lição principal de tudo isto: Bruno de Carvalho tem que perceber que qualquer pontinha de polémica que deixe sair para a praça pública será explorada até à exaustão por uma comunicação social ávida por descredibilizá-lo.


Ponto 6

Segundo o que já foi dito por Bruno de Carvalho e pelo próprio Nani, no acordo entre o Sporting e o Manchester United não há nenhuma cláusula que permita a saída do jogador em janeiro. 

Não só me parece que Bruno de Carvalho nunca cederia nesta questão sem contrapartidas significativas, como também me parece que Nani sabe que tem muito mais a ganhar se regressar a Inglaterra apenas no princípio da próxima época. No Sporting está com boas hipóteses de prosseguir na Liga Europa e, quem sabe, apurar-se para os oitavos da Champions, e continua na disputa de vários títulos. No Manchester o ambiente está turbulento devido ao desapontante início de campeonato (a 13 pontos de um imparável Chelsea), e não estão a participar nas competições europeias.

Junte-se a isto a estabilidade emocional que o jogador conseguiu junto da sua família e no grupo de trabalho do Sporting, e parece-me absurdo que existam sportinguistas que considerem possível que Nani regresse a Inglaterra em janeiro. Para esse tipo de especulação infundada bem bastam os Hugos Gilbertos, os Paulos Sérgios e os Carlos Daniel da vida.