domingo, 14 de dezembro de 2014

Falta de estofo de campeão

Era aquele jogo em que não podíamos perder pontos. Era imperativo ganhar, não só para mostrar que havia capacidade de reagir à eliminação da Champions, mas também para aproveitarmos a ocasião para nos aproximarmos pelo menos de um dos rivais. Em vez de entrar para fazer o Moreirense pagar à fatura do insucesso de quarta-feira, decidimos mais uma vez oferecer uma parte do jogo e acabar a ter mais um resultado para virar. Não correu bem e mais uma vez fomos incapazes de concretizar a reviravolta - coisa que só conseguimos em casa com o Schalke. Nos outros jogos em que começámos a perder (Benfica, Belenenses, Chelsea 2x, Paços e Moreirense) não conseguimos somar os três pontos. Pelos vistos não queremos aprender com os erros do passado.

Positivo


A atitude na segunda parte - não sei o que Março Silva disse aos jogadores, mas a equipa regressou do balneário com outra vontade. Infelizmente não foi acompanhada pelo discernimento que se exigiria, mas não foi por falta de esforço nos segundos 45 minutos que deixámos de ganhar.


Negativo


Qualidade de jogo - a primeira parte foi constrangedora. A equipa não conseguia ligar jogo, sendo incapaz de fazer a bola circular com qualidade e acabando por apostar sobretudo no lançamento de bolas para o meio campo adversário - mérito pela pressão alta que o Moreirense fez até ao primeiro golo que não soubémos contornar. Carrillo e Mané estiveram desinspirados, os laterais raramente foram um fator de desequilíbrio - Jonathan foi mais uma vez um desastre nos cruzamentos -, os médios não conseguiram ser eficientes no transporte de bola e distribuição de jogo. Tudo isto embrulhado em défice de velocidade de execução e falta de discernimento no momento de finalizar.

O aproveitamento das bolas paradas - foram inúmeras as bolas paradas de que dispusémos (parei de contar aos 10 cantos), mas fomos sempre inofensivos. Nos livres foi igual. 

A reação mais ridícula a um golo marcado de que tenho memória - o Sporting finalmente consegue chegar ao empate. Ainda há uns minutos para jogar, o estádio pouco festeja e incentiva a equipa a procurar o segundo. Mas os jogadores... ficam a festejar, ninguém se lembra de ir buscar a bola. E Slimani volta a passo para o nosso meio-campo, dando-se o ridículo de os jogadores do Moreirense reiniciarem o jogo com o argelino ainda no meio-campo dos visitantes. Simplesmente inadmissível.


Com a vitória do Benfica no Dragão parece-me evidente que o melhor a que podemos aspirar é a luta pelo 2º lugar, mas para isso acontecer tem que haver mudanças radicais na abordagem aos jogos contra as equipas mais pequenas. Temos limitações bem conhecidas, mas a equipa tem respondido exemplarmente nos desafios de maior dificuldade. No entanto, isso de pouco nos serve em provas em que a regularidade é imprescindível. Há responsabilidades de Marco Silva, como é evidente, mas o problema é acima de tudo ao nível da mentalidade dos jogadores. Chamem-lhe estofo de campeão, respeito pelo adversário ou outra coisa qualquer que preferirem - refiro-me àquela qualidade intangível importantíssima para vencer jogos em dias em que a inspiração é menor.