quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Hora de acertar contas com a felicidade

Independentemente do resultado de logo, ninguém poderá contestar que o Sporting foi a segunda melhor equipa do grupo e jogou o suficiente para se apurar para a fase seguinte. É verdade que temos sorte em apanhar na última jornada um Chelsea já apurado e que não se apresentará na sua máxima força, mas é fraca consolação que compense a azelhice própria (contra o Maribor) e alheia (em Gelsenkirchen) que ao cair do pano nos retiraram o ponto que nos falta para ter a qualificação garantida.

Jogar com o Chelsea será sempre complicado: mesmo poupando Hazard, Terry e Willian, sobram jogadores habitualmente titulares e uma segunda linha que seria campeã em Portugal sem grande esforço. Acresce a isso a ausência de Nani, de Jefferson (que vinha atravessando um grande momento de forma) e Cédric: perder o nosso melhor jogador numa partida destas é um problema incontornável, e para além disso 50% da defesa - o que fragiliza ainda mais um setor defensivo que já é de si pouco fiável.

De qualquer forma temos que acreditar que é possível, não contanto com um eventual empate do Schalke na Eslovénia e não jogando para o 0-0 em Stamford Bridge (pois não temos equipa com perfil para aguentar um resultado). Temos que jogar para ganhar, pois estamos ao nosso melhor quando vamos à procura do golo. Teremos que fazer um jogo a roçar a perfeição, mantendo a bola afastada da nossa área, não cometendo as asneiras que têm sido demasiado frequentes esta época, e explorando a motivação adicional que temos em relação a uma equipa que não terá um objetivo por que lutar.

Melhor palco para brilhar que esta não existe: estádio cheio e a possibilidade de conseguir uma qualificação que a maior parte (incluindo eu) julgava improvável quando se soube o resultado do sorteio. Esperemos que os jogadores saibam elevar-se ao nível que a ocasião exige.