sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Peço compreensão para Rui Pedro Braz

Contra mim falo. Já fiz vários posts no passado a criticar declarações polémicas de Rui Pedro Braz, mas só agora me apercebi que o comentador tem afinal um triste motivo para as cometer.

E esse motivo esteve sempre bem à frente dos nossos olhos, mas nós simplesmente não quisemos ver.

Rui Pedro Braz é conhecido por aquelas tiradas do tipo "Rúben Amorim merece mais ir ao mundial do que Adrien Silva porque é o suplente de Enzo", capazes de rasgar um sorriso nos lábios do mais sisudo dos adeptos de futebol, mas quem o costuma ouvir sabe que algumas vezes até diz coisas com sentido. Ou seja, é possível vermos Rui Pedro Braz argumentar com alguma lógica, mas infelizmente todos sabemos que mais cedo ou mais tarde o fluxo de palavras acaba por descambar nas teorias mais ridículas que se possam imaginar - como ser permitido pelas leis de jogo que um jogador agarre um adversário pela camisola ou qualquer parte do corpo sem estar a cometer falta.

A explicação acaba por ser tremendamente simples: Rui Pedro Braz sofre de um distúrbio neuropsiquiátrico bastante comum que os especialistas designam por Tourette Lampiónica.

Trata-se de uma variante pouco conhecida da Síndrome de Tourette, uma condição que se manifesta sobretudo pela pronunciação involuntária de palavrões ou outras expressões socialmente impróprias.


Felizmente a variante de Tourette de que Rui Pedro Braz padece é socialmente mais aceitável que a Tourette tradicional, mas no entanto não deixa de ser capaz de produzir a qualquer altura momentos igualmente embaraçosos.

Como este, na passada quarta-feira, quando discutia com José Manuel Freitas qual o melhor médio ofensivo do campeonato. José Manuel Freitas defendia ser Nani, Rui Pedro Braz defendia ser Gaitan. E durante o debate de ideias, depois de alguns minutos a argumentar de forma razoável e respeitável, lá sofreu mais um ataque de Tourette Lampiónica. O melhor é verem com os vossos olhos (aviso-vos já que não vai ser bonito).