segunda-feira, 23 de março de 2015

15 faltas cometidas, 6 cartões

1º amarelo, mostrado a Miguel Lopes. Falta dura e desnecessária, sem intenção de jogar a bola. Parece-me correto.



2º amarelo, mostrado a Adrien. No estádio não tive dúvidas que foi mal mostrado. Continuo com a mesma opinião: se isto é amarelo, qualquer lance dividido entre dois jogadores que acabe com um embate de pés ou de pernas deveria ser admoestado. Graças a este cartão, Adrien fica suspenso e não pode jogar em Paços de Ferreira.


3º amarelo, mostrado a Paulo Oliveira. Parece-me bem mostrado.


4º amarelo, mostrado a William Carvalho. Indiscutível.


5º amarelo, o 2º para Paulo Oliveira. Parece-me um amarelo muito forçado.


6º amarelo, mostrado a Carlos Mané. Os dois jogadores levantam o pé, mas Mané é mais rápido e consegue jogar primeiro a bola. Não faz sentido mostrar-se um cartão por isto.


Num jogo que foi disputado sem dureza excessiva e que registou apenas 25 faltas (15 do Sporting e 10 do Guimarães), os 6 cartões mostrados ao Sporting foram um absoluto exagero. 3 foram bem mostrados, outros 3 poderiam ter ficado no bolso do árbitro. O Guimarães viu 3 cartões, e o de Plange também foi exagerado (o facto de cometer penálti não significa necessariamente que tenha que ver amarelo).

No fundo, mais um bom exemplo da praga que tem sido o rigor disciplinar que os árbitros nos dedicam. Somos neste momento a 4ª equipa da liga que mais cartões vermelhos viu: Boavista 11, Setúbal 10, Penafiel 9, Sporting e Gil Vicente 8.

Em amarelos ocupamos uma modesta 8ª posição, com 78 cartões, mas estamos apenas a 5 do 4º classificado. Se os árbitros continuarem com a mão quente acredito que ainda lá chegaremos.