domingo, 29 de março de 2015

Novo sistema?

Tentar imaginar quais serão as escolhas de Fernando Santos para logo é um exercício difícil. Mesmo sendo verdade que a convocatória é coerente com as ideias reveladas pelo selecionador durante os primeiros meses de trabalho, os rumores que circulam no sentido de Fernando Santos se estar a preparar para mudar o sistema para 4-4-2 tornam mais imprevisível quem serão os eleitos para entrarem em campo contra a Sérvia.

Ao que se diz, a mudança de sistema passará pela colocação de Ronaldo no centro do ataque, o que me agrada. Para todos os efeitos temos muito mais alternativas de muita qualidade para colocar nas alas do que na posição de ponta-de-lança. No entanto, a convocatória quer de Hugo Almeida quer de Eder faz-me temer o pior.

O que já não me agrada tanto é a subida de Fábio Coentrão para médio. Não que o jogador seja incompetente nessa posição, mas creio que é muito mais perigoso com as suas arrancadas a partir de trás. Em vez um excelente lateral esquerdo passaremos a ter apenas um médio competente.

O onze que sugiro abaixo acaba por ser uma espécie de compromisso entre aquilo que me parece que serão as preferências de Fernando Santos e o que eu gostaria realmente de ver: Fábio Coentrão a lateral esquerdo, William como médio defensivo e Danny como médio mais adiantado, Nani e Quaresma nas alas em apoio a Ronaldo. 


Como é evidente, as minhas lentes verdes fazem com que preferisse ver Cédric a jogar de início, bem como João Mário a entrar refrescar o meio-campo na segunda parte, mas parece-me pouco provável. Fernando Santos parece confiar mais na experiência de Bosingwa, e João Mário estará provavelmente no fim da hierarquia dos médios centro atrás de Moutinho, André Gomes e Tiago. Aliás, nem estou totalmente convencido que William jogue - e se o selecionador optar pelo 4-4-2, provavelmente ficará mesmo de fora - o que será um tremendo disparate. Na forma que está, deveria ser sempre William + 10, independentemente do sistema escolhido. OK, talvez esteja a exagerar... fica então Ronaldo + William + 9.