quarta-feira, 18 de março de 2015

Tobias, or not Tobias - that is the question

Depois de ter cumprido o castigo pela expulsão contra o Penafiel, Tobias Figueiredo volta a estar disponível para ser utilizado por Marco Silva na receção ao Guimarães. Saber quem será o parceiro de Paulo Oliveira no centro da defesa será provavelmente o maior ponto de interesse na escolha do onze de Marco Silva.

A utilização de Tobias Figueiredo na equipa principal esta época é a seguinte:

Fonte: zerozero.pt

É um facto que os jogos com Penafiel e Porto não lhe correram nada bem, e é também verdade que de vez em quando Tobias complica em situações aparentemente controladas, mas não nos podemos esquecer que o miúdo já superou algumas provas de fogo com distinção - nomeadamente as duas partidas com o Wolfsburgo e o derby contra o Benfica. Fez também um jogo imperial na sua estreia contra o Guimarães (para a Taça da Liga), precisamente o adversário que defrontaremos no fim-de-semana. Para além disso, Tobias revelou-se muito útil ofensivamente ao marcar dois golos importantes: o da tranquilidade em Arouca, e o empate contra o Nacional para a Taça de Portugal. 

A outra opção é Ewerton, cujas características e experiência o fazem um óbvio candidato à titularidade à esquerda de Paulo Oliveira. O brasileiro realizou até agora 135 minutos de bom nível - período no qual não sofremos qualquer golo. Depois de uma prolongada lesão, Ewerton parece estar totalmente recuperado fisicamente.

Resta saber se os índices de confiança de um (pelos erros recentes) e outro (pela ausência de competição) serão os ideais. Não dispondo (obviamente) dessa informação, gostaria que Tobias fosse titular no domingo - não só por uma questão de justiça pelos bons jogos que fez numa fase importante da época, mas também por uma questão de coerência: na primeira metade da época, Marco Silva deu sucessivas provas de confiança a Maurício e Sarr apesar dos erros sucessivos que iam cometendo. Na altura, Paulo Oliveira não teve outro remédio senão esperar.