quarta-feira, 1 de abril de 2015

Festa dos Fundos

Foi hoje anunciado um seminário sobre a ação dos fundos no futebol internacional, organizado em conjunto pelas ligas espanhola e portuguesa:


Olhando-se para os oradores convidados fica clarinho como a água a panelinha que se está a arranjar. A Liga Portuguesa, Porto e Benfica a defenderem os interesses das Doyens e dos Mendes desta vida.

Estranho a referência à presença de um representante da UEFA no painel das 11:30, considerando que ainda hoje a própria UEFA, em conjunto com a FIFPro, apresentou uma queixa contra os TPO junto da Comissão Europeia. Na argumentação da UEFA e da FIFPro podemos encontrar as seguintes declarações:

"Os jogadores de futebol ainda são tratados como mercadoria, não como seres humanos. Os TPO abrem a porta a parasitas que manipulam jogadores pelo lucro. Eles compram e vendem de uma forma que expõe todas as fragilidades do sistema de transferências. Os TPO não podem ser olhados de uma forma isolada. O sistema de transferências é um terreno fértil para praticas abusivas como os TPO."
"Os argumentos que estabelecem que os TPO ajudam economicamente o futebol e dão aos clubes fora da elite a possibilidade de competirem por troféus não podiam ser mais enganadores."
"A investigação pormenorizada que foi levada a cabo prova que o impacto dos TPO é extraordinariamente negativo e prejudica seriamente a indústria. Mostra que os clubes que ficaram dependentes dos TPO são prisioneiros de um desesperado ciclo de dependência entre dívida e especulação que inflaciona o mercado de transferências."

É isto que a nossa Liga está tão empenhada em defender.

(obrigado, @Sporting_Soul e @nunovalinhas)



Nota: a tradução é minha, a partir de alguns excertos do texto deste link.