domingo, 12 de abril de 2015

Ganhar pensando no médio prazo

Mais importante do que o jogo propriamente dito contra o Setúbal, convém agora começar a gerir a equipa e os jogadores em função de interesses não tão imediatos: a final da Taça de Portugal e a próxima época. Não estou com isto a dizer que deveremos dar de barato 2 ou 3 pontos na deslocação ao Bonfim, pois qualquer que seja o onze escolhido por Marco Silva temos a obrigação de vencer - e continua a ser importante manter o Braga a uma distância segura.

Durante o mês de abril Marco Silva deveria dar descanso aos mais desgastados (para que recuperem alguma frescura para maio) e explorar novas opções que previsivelmente farão parte do plantel da próxima principal época. A inclusão de Gauld nos 19 convocados é um bom sinal nesse sentido.

Acaba por calhar bem a suspensão de Nani, que deve abrir a porta da titularidade para Carlos Mané. No meio-campo tiraria Adrien Silva e colocaria André Martins - esteve bem contra Paços e Nacional, pelo que justifica nova oportunidade. Slimani pode descansar, entre Montero e Tanaka talvez escolhesse o japonês - até porque Mané é rapaz para ocupar a área adversária enquanto Tanaka estiver a ocupar outros terrenos. Apostar em Gauld de início parece-me demasiada rotatividade no meio-campo, e como tal manteria João Mário.


Uma última palavra para Cédric: estranho a sua ausência, considerando que:

a) Jonathan ficou de fora e só há dois laterais nos convocados (e se algum se lesiona durante a partida?);
b) Tratando-se de uma questão relacionada com a renovação de contrato, não percebo a diferença de tratamento com André Martins e Carrillo.

Ou seja, não me parece que faça sentido deixá-lo de fora quer do ponto de vista técnico, quer do ponto de vista disciplinar. A não ser que algo de estranho se tenha passado.