segunda-feira, 18 de maio de 2015

Parabéns aos vencedores e considerações sobre os episódios de violência de ontem

Em primeiro lugar, quero dar os parabéns aos adeptos benfiquistas - e em particular aos que passam por aqui - pela conquista do campeonato. Independentemente de podermos contestar como determinadas coisas se passaram neste campeonato, do outro lado estão adeptos como nós, que sofrem pelo seu clube, muitos dos quais estão sempre presentes nos bons e nos maus momentos, e como tal merecem festejar com alegria a obtenção deste título.

Por falar em festejos, é muito triste que a festa de milhares seja estragada por meia-dúzia de bestas sem capacidade de viver em sociedade. Gente que se lembra de começar a atirar garrafas de vidro para cima de outras pessoas (onde também há crianças) não pode ser, e muito menos serem autorizados a deslocarem-se a eventos relacionados com futebol. Não é uma questão clubística - alguém coloca as mãos no fogo em como episódios destes não se podem passar com qualquer outro clube? -, mas sim algo que nos deveria preocupar (e muito) enquanto sociedade.

E já que falamos em crianças, é completamente repugnante e inqualificável a forma como a polícia agrediu aquele adepto benfiquista (em Guimarães, creio) à frente dos filhos. Não há nada que o agredido possa ter dito que justifique uma utilização de força tão desproporcionada como aquela. É por estas e por outras que escolho muito bem os jogos em que levo os meus filhos ao estádio. Não devia ser assim, mas é este o futebol e o país que temos.