segunda-feira, 29 de junho de 2015

Nuno Farinha e o ajuste de contas por Bernardo e Derlis

Na noite do sábado passado, algumas horas depois de a seleção sub-21 ter conseguido de forma notável o apuramento para a final do europeu, jogava-se o Brasil - Paraguai para os quartos-de-final da Copa América. Subitamente, o Twitter iluminou-se perante um comentário de um dos subdiretores do jornal Record:


Muito oportuno este tweet de Nuno Farinha, que curiosamente se encontra perfeitamente alinhado com a nova narrativa que a máquina de propaganda benfiquista anda a tentar vender. O mérito do bicampeonato deve-se mais à estrutura do que a Jesus e os jogadores valorizados pelo treinador são afinal uma consequência natural da sua qualidade intrínseca, estando agora na moda os jornalistas relembram-se detalhadamente de todos os jogadores em que Jesus não quis apostar ou que não conseguiu valorizar. Os bons jogadores são contratados graças a um departamento de prospeção de excelência, os maus são indicados por Jorge Jesus.

Bernardo Silva ou Derlis são de facto dois exemplos de talento desperdiçado pelo Benfica, mas será que foi Jesus o único responsável? É verdade ou mentira que Bernardo Silva já era falado para ser vendido em pacote com Cavaleiro e Cancelo em fevereiro de 2014, na sequência da milionária venda de Rodrigo e André Gomes? Será que a estrutura benfiquista teria assim tanta vontade que Jesus apostasse fortemente num jogador que provavelmente já estaria hipotecado? Não há forma de o saber, pelo que não é possível ilibar Jesus desse pecado. Quanto a Derlis...

in Correio da Manhã, 21 de fevereiro de 2015

É certo que se trata do Correio da Manhã, mas é um facto que Derlis nem sequer chegou a ter oportunidade de jogar no Benfica B - foi direto dos juniores do Benfica para o estrangeiro. Será que foi mesmo Jesus a sentenciar a sua saída do clube? Não me parece.

Enfim, não estou a dizer que Jesus é o treinador perfeito. Tem seguramente muitos defeitos, vários dos quais já foram aqui abordados repetidamente, mas será que são assim tantos? Parece-me mais provável estarmos a assistir a um exercício de contorcionismo intelectual de gente que preza mais a construção de uma boa história do que ser coerente com as opiniões dadas no passado.

Não quero dizer com isto que seja proibido a alguém mudar de opinião. Mas uma coisa é corrigir as ideias que temos sobre determinado assunto sem esquecer o que está para trás, outra é passar no espaço de dois meses de isto...

20 de julho de 2014

... para isto:

in Record, 13 de setembro de 2014

Ou seja, no espaço de 50 dias, Talisca passou de uma banalidade indicada por Jesus para uma raridade indicada por gente anónima...

Como é evidente, esta postura de Nuno Farinha perante o novo treinador do Sporting não é um caso isolado - e, é justo dizer-se, no caso de Nuno Farinha é algo que já vem de trás. É normal, atendendo aos anticorpos que a postura de Jesus causa em muitos que lidam mais de perto com ele. Mas basta fazer um zapping diário pelos canais informativos para perceber que algo mudou: malhar no Jesus é hoje uma atividade que saiu finalmente da clandestinidade e pode ser praticada livremente sem medo de quaisquer tipos de represálias.