terça-feira, 14 de julho de 2015

Possíveis reações à revelação do L' Equipe

Para quem não esteja a par, o jornal L' Equipe publicou ontem ao princípio da noite uma lista das contratações dos clubes da liga francesa, revelando lá pelo meio uma inconsistência nos valores de uma transferência amplamente divulgada pelos jornais desportivos nacionais:


Parece que Ivan Cavaleiro foi comprado pelo Mónaco por 3,50M, e não pelos milagrosos 15M que a comunicação social portuguesa comeu e o Benfica calou. Eis as leituras que poderão ser feitas a partir desta revelação:


A LEITURA DO SENSO COMUM

A taxa de câmbio entre o Euro da Treta (EUT) e o Euro (EUR) é finalmente de conhecimento público: 1 EUR = 4,285 EUT. 

Não deixa de ser uma venda muito boa de um jogador que ainda não conseguiu explodir e que, apesar de ter algum potencial, dificilmente alguma vez será um jogador de primeira linha. Eu, por exemplo, não o quereria no Sporting por 3,5M. Ou seja, terem encontrado quem o queira por esse valor parece-me, mesmo confirmando-se estes valores, bastante positivo. O mesmo racional pode ser aplicado a João Cancelo.

E, como é evidente, fica a dúvida: será que Bernardo Silva foi mesmo vendido por 15,75M? Parece cada vez mais um cenário improvável - é cada vez mais óbvio que foi uma venda em pacote, e basta olhar para o dinheiro que o Mónaco continua a não gastar em contratações.


A LEITURA DOS VIEIRISTAS

O Benfica recebeu os 15M por Ivan Cavaleiro! O facto de o L' Equipe indicar que o Mónaco pagou apenas 3,5M pode ter cinco explicações perfeitamente plausíveis:

a) O Mónaco só pagou 3,5M, mas os restantes 11,5M foram pagos pelo Mendes para que a Gestifute possa ter o exclusivo dos negócios de venda das pérolas do Seixal nos próximos anos, desde que sejam vendidos pelo valor mínimo de 15M
b) O Mónaco adquiriu apenas 23% do passe de Ivan Cavaleiro, e tem uma cláusula de compra obrigatória dos restantes 77% no final da época, por causa das imposições do Fair Play Financeiro
c) Os 11,5M em falta serão incorporados na futura venda de Hélder Costa, que terá uma cláusula de compra obrigatória de 26,5M
d) É engano do L' Equipe (o que é que eles sabem de negócios entre portugueses, certo?)
e) É um erro propositado do L' Equipe, que não suporta ver portugueses a serem bem sucedidos em França a não ser numa linha de montagem da Renault ou no ramo de limpeza doméstica (cambada de xenófobos!)