quarta-feira, 5 de agosto de 2015

A treta dos 14 milhões

Já várias vezes referi que a direção benfiquista tem uma relação difícil com os números. Este ano o número da moda que têm tentado impingir é o 15 milhões, constantemente presente na venda de pérolas da academia com valor de mercado muito inferior. Mas o número da moda já foi o 14 milhões, referente à quantidade de adeptos benfiquistas espalhados pelo mundo. Número esse que está agora a ser recuperado pela campanha que passa nas televisões para venda dos lugares de época.


Ou seja, durante meses fomos obrigados a ter que ouvir falar sobre os 15 milhões da treta, e agora regressa a treta dos 14 milhões. Parece-me por isso uma boa altura para recuperar um post que escrevi em janeiro de 2014 sobre a forma como este número dos 14 milhões do benfiquista foi "construído":

"Como nascem 14 milhões de benfiquistas": LINK


Mais: partindo de alguns dados do post que coloquei acima, o blogue Fúria Leonina aprofundou recentemente o tema e descobriu mais uns factos interessantes que tornam ainda mais claro que este número não passa de mais um produto de propaganda da direção benfiquista.

"Revisitando o mito dos 14 milhões de lampiões": LINK


(como sabem, lampiões não é um termo que goste de utilizar por aqui - aplica-se bem a alguns adeptos benfiquistas mas não a todos -, mas o conteúdo é neste caso mais relevante que a forma)

Estou curioso também para saber os resultados da renumeração de sócios do Benfica... pelo que se fala por aí vão cair para cerca de 150.000, ou seja cerca de 40%. Se isso se confirmar, mesmo assim cai bastante menos do que eu estava à espera - digo isto em função dos valores de quotizações reportados pela SAD nos R&C mais recentes.